FOMOS PROGRAMADOS PARA AMAR!
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem , à imagem de Deus criou ; homem e mulher os criou."
Gn 1.27
O Quadro Vaticano Adam Eva Paraíso Terrestre
Uma das maiores invenções modernas foi o computador. Ele possibilita a realização de muitos programas diferentes, com facilidade e rapidez. Às vezes, porém, o computador enguiça e as facilidades, para as quais ele foi programado, não acontecem.
O ser humano também foi programado. Ele foi programado por Deus. Deus programou a sua criatura para que fosse como ele. "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Para o homem ser criado por Deus, significava ser separado do restante da criação e ser parceiro na comunicação e no diálogo com o seu Criador, em santidade. Além de estar acima das demais criaturas de Deus, o homem podia falar com Deus sempre que quisesse.
A criatura humana, no entanto, não se contentou e não agradeceu pela sua honrosa situação. Ela quis ser igual ao seu Criador, e por causa dessa vontade, que era contrária à vontade de Deus, a criatura caiu no erro da desobediência, pecando contra o Deus Eterno.
A comunicação com Deus, para a qual o homem foi programado, ficou desligada, interrompida, e a imagem de Deus foi perdida. Sem Deus, homens e mulheres a cada dia caem em desespero, em pecado num mundo longe de Deus, e não conseguem mais voltar. E, por causa da perda da imagem de Deus, o nosso mundo, que era de paz, agora é de guerra, assaltos, exploração e assassinatos. Por causa do pecado, o homem está afastado do seu Deus.
Mas movido pelo seu amor, Deus restabeleceu a sua imagem no mundo através de seu Filho, Jesus, o Cristo. Jesus é a imagem de Deus no mundo, que traz a todos nós a salvação para todos os nossos pecados. Por causa de Jesus nós somos filhos de Deus, aceitos por ele e colocados na glória eterna, totalmente perdoados dos nossos erros.
Jesus é a imagem de Deus no mundo, porque faz a vontade do Pai. Ele cumpriu todos os mandamentos de Deus e morreu para nos salvar. Este presente de Deus para nós, que é Jesus, o Cristo, é um presente de amor. É ele também que nos ensina a amar a Deus e ao próximo. Com Jesus e, por causa dele, nós somos programados para amar.
OREMOS: Senhor nosso Deus, ajude-nos a lembrarmos sempre o sacrifício de Jesus por nós. Em nome do nosso Salvador Jesus, que se mostrou a verdadeira imagem de Deus. Amém.
Comentários
Postar um comentário