MERCADORES DA PALAVRA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Ao contrário de muitos, não negociamos a Palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo, falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus."
1 Co 2. 17

imagem do Portal do Trono
Alguns pregadores da época de Paulo eram "mascates"ou "falsificadores da Palavra de Deus" que pregavam sem compreender a mensagem do Senhor e sem se importar com o que acontecia com os ouvintes. Não estavam preocupados em promover o Reino de Deus- queriam apenas dinheiro. 1 Tm 6 5-10 Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
O apóstolo Paulo sempre denunciou aquelas pessoas que estavam pregando a Palavra de Deus, apenas com o intuito de enriquecerem. Ele tinha moral e autoridade para falar a respeito do assunto, pois praticava o que ensinava. Paulo reconhece que o verdadeiro obreiro é digno de seu salário; no entanto, ele mesmo, exercia sua profissão de fazer tendas (Atos 18.3). Não ameaçava seus ouvintes dizendo-lhes que se não o ajudassem, a mão de Deus estaria pesando sobre eles. Veja qual a postura dele: "De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste.-Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram"Atos 20.33, 34. O apóstolo procurava meios de nunca ser pesado a seus irmãos; que procedimento irrepreensível ao escrever à igreja que estava em Tessalônica: "Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus."1 Tessalonecenses 2.9.
Deus, hoje, continua tendo "Paulos" que batalham incessantemente para que o evangelho continue sendo anunciado. Homens que têm um zelo todo especial, com respeito às coisas do Reino de Deus e que não se calam ao ver o povo de Deus sendo explorado.
Lembro-me de um pastor, Dr. Alemu Beeftu, de origem nigeriana e que hoje vive nos EUA. Quando o pr. Alemu pregava numa igreja aqui em São Paulo com centenas de pastores presentes, em um determinado momento ele disse : "Aqui tem inúmeros pastores que estão trabalhando para o crescimento do reino". Foram glórias e aleluias a Deus, retumbando pelo templo. O pastor retoma a Palavra e diz: "São muitos que estão trabalhando para o crescimento do reino, mas não do Reino de Deus e sim para o crescimento de seu próprio reino". Silêncio...não se ouvia uma mosca voar e na cara de muitos, um sorriso amarelo...
Seja fiel nos dízimos e nas ofertas. O número de pastores sérios e comprometidos com Deus é grande. "O verdadeiro obreiro de Deus é digno de seu salário." Lc 10.7. Esteja atento: se na época de Paulo existiam os "mascates da Palavra de Deus", hoje existem os "empresários da Palavra".
OREMOS: Pai, que o seu Santo Espírito coloque em cada coração uma verdadeira devoção a Ti e não aos dízimos e ofertas arrecadados na igreja. Que esses valores sejam usados para o crescimento de seu Reino através da pregação da Palavra, da evangelização, do trabalho missionário e do sustento do templo. Livra-nos da tentação de um dinheiro que não é nosso, mas da sua obra. Guiai-nos e mantenha-nos retos perante de ti, para sermos dignos de seu galardão. Minha oração é para que Deus Pai abra a mente de seus filhos, e assim eles parem de ser enganados por esses vendilhões do templo. Que se mude o que é ensinado sobre ser próspero, e que as pessoas descubram que para se achegar a Deus não precisa pagar nada, já que o preço para isso foi pago há mais de 2.000 anos atrás, através do sacrifício de Jesus na cruz.“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1 João 4:1). É o que lhe pedimos, Senhor, em nome do nosso Salvador e Redentor, Jesus, o Cristo de Deus! Amém!
Comentários
Postar um comentário