O CORPO PARA SERVIR AO SENHOR

 Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Quem se une ao Senhor, se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele".

1 Co 6. 17




Humano, Leonardo Da Vinci, O Homem Vitruviano

Humano Leonardo Da Vinci O Homem Vitruviano

Imagem do Homem Vitruviano,  é um desenho de Leonardo da Vinci feito em 1490, que apresenta o corpo humano a partir das proporções ideais. Arquitetado por meio dos conceitos expostos na obra “De Architectura” do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio,que a publicou de 27 a 16 a.C. A ilustração representa o ideal de beleza e a harmonia nas proporções. Vitruvio escreveu 10 volumes chamados "Da Architectura", sendo um deles  estranhamente dedicado à proporcionalidade do corpo humano. O desafio proposto por Vitrúvio era que se desenhasse a figura de um homem dentro de um círculo de forma que o centro desse círculo fosse o umbigo do homem. Os braços da figura deveriam estar estendidos e os dedos de suas mãos e pés deveriam tocar a circunferência. E dever-se-ia provar a proporção existente no corpo humano, como por exemplo, se medirmos de um dedo médio ao outro, com os braços estendidos como na figura de Da Vinci, teremos a mesma medida de nossa altura. Ou seja: o corpo humano é perfeito!

Mas vamos à Meditação do Dia:



                        A vida é um presente de Deus. Mais que isso, é o maior e mais precioso presente que Deus nos deu. Além do fato de existirmos, o dom da vida envolve as capacidades físicas e mentais, os sentidos, o tempo com suas oportunidades, os bens e recursos naturais, o conhecimento da Palavra de Deus e também do nosso corpo. Deus espera que todas essas dádivas sejam administradas para o nosso bem estar e o serviço solidário ao próximo.

                    O texto de hoje diz que "Quem se une ao Senhor, se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele". 1 Co 6. 17. Isso nos lembra de que o corpo humano não é penas um ajuntamento de ossos, água, músculos, tendões, enfim, de células vivas. Nosso corpo é também habitação do Espírito Santo. Assim, Deus se faz perceber e age no mundo através de nós, para nós e em favor de outros que nos vêem e nos sentem.

                    A definição do que é o corpo já foi muito discutida. No tempo dos gregos clássicos, alguns defendiam que o corpo só pode produzir o que é mau e, por isso, precisava ser disciplinado e até castigado. A única coisa de valor seria o espírito, que deveria ser aperfeiçoado com conhecimento.Outros pensavam: já que o corpo não tem importância e o segredo está no espírito, não faz diferença se ele é bem ou mal tratado. Daí, todos os desejos físicos podem ser satisfeitos sem limites.

                    Ainda hoje podemos perceber várias interpretações a respeito do que é o ser humano, do que é constituído, e o que significa o corpo. Há quem diga sermos um ser único. Outros entendem sermos corpo e alma. O fato é que jamais podemos nos esquecer de que fomos criados por Deus com uma forma visível, material, e que o "nosso corpo não existe para praticar imoralidade, mas para servir ao Senhor; e o Senhor cuida do nosso corpo". 1 Co 6.13.

                    O que realmente importa é que a morte e ressurreição de Jesus por nós, não só nos oferecem uma nova vida espiritual, mas também física. Com fé em Jesus, o Cristo, venceremos a morte através da ressurreição. Sim, este nosso corpo nos acompanhará eternamente e será perfeito, sem sofrimento nem dor.

                    Mas atentemos para um detalhe: O corpo fala! Lemos em 1 Co 6. 18-20: "Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele."

                      Deus criou o nosso corpo com um propósito definido e cabe a nós cuidarmos bem dele. Uma das primeiras idéias que poderiam surgir, em função disso, seria de que é importante preservar o visual. Assim, quanto mais bonitos e sintonizados com a moda, mais agradaríamos a Deus. Se fosse desse jeito, poucos poderiam fazê-lo, pois além das dificuldades financeiras, a definição de beleza é algo relativo, muito variável.

                    Afinal de contas, o que fazer com os nossos desejos, as nossas energias, nossas capacidades físicas e mentais? Deveríamos canalizar tudo para a prosperidade material? Ou será  que a melhor opção seria buscar uma vida bem tranquila, buscando o máximo de conforto e de lazer para nós mesmos? Para refletirmos sobre isso, observemos a palavra bíblica do apóstolo Paulo, na sua Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 6, versículos de 19 a 20, que dá uma sugestão de como fazermos uso do nosso corpo. Ele diz: "Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto usem seu corpo para a glória dele". Viver para a glória e Deus! Essa é a recomendação bíblica!

                    Viver para a glória e Deus não exige mudança radical de ambiente, de endereço ou de profissão. A mudança radical é feita por Jesus em nosso coração. Ele pagou com seu sangue o nosso preço. Ele nos oferece perdão dos pecados e a salvação. O que Deus espera de nós e que através do nosso corpo mostremos ao mundo que somos seus filhos e filhas. Isso quer dizer que sendo filhos do amor do Pai misericordioso, nossas atitudes, palavras e relações também manifestam verdade, compaixão e desprendimento de interesses puramente egoístas. O ideal seria que as outras pessoas, ao olharem para nós, sentissem alegria, paz e consolo como se Jesus, o Cristo mesmo estivesse presente. Viver para a glória de Deus é fazer brilhar no mundo a verdade de que há perdão e salvação a todos que confessam seus pecados. E podemos fazer isso buscando viver uma vida em sintonia com o nosso Criador que a todos ama e quer salvar.


OREMOS: Ajuda-nos, é Pai, a preservar o nosso corpo de males, imoralidades e da vergonha. Desperta-nos para um cristianismo integral, não só de mente ou espírito. Ó Pai, que pelo nosso corpo, possamos fazer a diferença do mundo. Que a marca da fé e esperança se evidencie e que os outros possam sentir, em nós, o amor de Jesus, o Cristo de Deus. Amém!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog