ANTIGAMENTE E AGORA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz."
Ef.5.8
Caminho Da Floresta Coelho Animal Floresta Natureza
Trevas e escuridão significam ausência de luz. A luz faz desaparecer a escuridão; mas a escuridão não pode apagar a luz! É fácil de entender? É complicado? Tem algo a ver com o nosso modo de se viver?
Com o intuito de desafiar e estimular os seguidores de Cristo a viverem sua fé de um modo digno, exemplar e autêntico , o apóstolo Paulo escreve na sua Carta aos Efésios, capítulo 5, versículos 6 e 8: "Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele. Antigamente vocês mesmo viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz."
As conversas tolas aqui mencionadas incluem mentiras, as piadas sujas e imorais, doutrinas e ensinamentos falsos, as ofensas, as, blasfêmias e "palavrões" em geral.
Quando se diz que o castigo de Deus "cairá"por causa dessas coisas, Paulo se refere ainda ao que mencionou antes: idolatria, ignorância, teimosia, vícios, vida indecente e imoralidade sexual, tentações diabólicas, roubo, cobiça e tantos outros pecados "Não tenham nada a ver com esse tipo de gente!"Ef 4 e 5.
É desta maneira que a diferença entre a escuridão e a luz, entre o passado e o presente, fica bem definida. Sem Cristo estamos perdidos na escuridão. Mas com fé em Jesus, que deu sua vida em nosso lugar, estamos salvos, na luz.
Estar na luz é estar em oposição ao diabo e às forças do mal. Jesus enfatizou: "Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu". Mt 5.16. As "coisas boas"que os que são de Jesus fazem, dão testemunho da fé que eles têm e são sempre uma vitória contra o império das trevas. Vivamos, pois, como pessoas que pertencem ao Senhor e estão na luz.
OREMOS: Senhor, conscientiza-me das minhas responsabilidades e do grande privilégio que tenho de poder responder ao teu amor com obras que te glorificam e são luz neste mundo conturbado. Amém!
Comentários
Postar um comentário