Nesta semana estaremos falando, por alguns dias, em solidão. Isso porque com o isolamento social e a falta de convívio com outras pessoas, aumentou em muito o índice de suicídios. Então analisaremos A SOLIDÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS; A SOLIDÃO E A FALTA DE APOIO DE FAMILIARES E AMIGOS; A SOLIDÃO ESPIRITUAL; SOLIDÃO: OLHANDO PARA DENTRO DE MIM; e terminaremos com AÇÕES QUE NOS AJUDAM SUPERAR AA SOLIDÃO. Então vamos lá?
A SOLIDÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará"
Sl 37. 5
Seguidamente ouvimos falar de pessoas que se suicidam. Os amigos e parentes se surpreendem quando descobrem que o motivo do suicídio foi a solidão.
Se a história de tantas pessoas doentes fosse melhor observada, talvez se chegaria à conclusão de que essas pessoas foram massacradas pela sociedade, deixadas sem voz ativa, e que perderam o respeito dos outros, especialmente os de sua casa.
Todos querem se afirmar diante da família e perante a sociedade. Mas nem todos o conseguem. Conheço um pastor que há cerca de alguns anos vem lidando com uma situação incômoda em sua congregação. Um senhor, de 45 anos de idade, muito experiente na vida profissional, ficara desempregado por causa da pandemia e cortes na firma onde tinha trabalhado. Em todo esse tempo ele vem buscando um novo emprego que possa lhe garantir uma vida digna, mas ninguém o contrata. Esse é o retrato do nosso país. Pessoas a partir de 35 ou 40 anos de idade não tem mais como encontrar emprego. Isto leva a uma vida de solidão.
Quando isso acontece, as possibilidades de enfermidades são muito mais intensas. O organismo fica vulnerável e mais fraco. A nossa sociedade tem esquecido pessoas honestas que lutam pela sua própria sobrevivência e a da sua família.
No entanto, no Salmo 37, versículo 5, temos uma palavra que nos ajuda a refletir sobre isso, nos dando grande esperança. Diz o salmista: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará". Esta visão espiritual, e este socorro lá do alto, nos dão bom ânimo para lutarmos aqui nesta terra. Deus tem ajudado a superar a solidão e o abandono da sociedade.
A solidão tem feito um estrago na vida de muitas pessoas, especialmente quando essas pessoas não confiam nas promessas de Deus. Você, porém, é convidado a confiar no amor de Deus. Com certeza a sua vida terá novas perspectivas e maiores esperanças.
OREMOS: Querido Deus, eu quero confiar somente em ti. Nas lutas desta vida, dá-me segurança, objetividade e determinação para que eu não ceda aos anseios do mundo. Amém!
Comentários
Postar um comentário