O NOME DE JESUS

 
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
 
 
"Você ficará grávida, dará a luz a um filho e porá nele o nome de Jesus" Lc 1:31
 
 

A Anunciação, de Leonardo da Vinci


     Certa vez Martinho Lutero sonhou que se encontrava diante de Deus, no dia do Juízo Final. Satanás também estava presente, a fim de acusá-lo. Quando os livros foram abertos, o inimigo apontou muitos e muitos pecados, dos quais ele de fato era culpado. O coração dele se afundou em desespero.
       Então ele se lembrou da cruz e, virando-se para o diabo, o esmagou com essas palavras: "O sangue de Jesus Cristo, o seu Filho, nos limpa de todo pecado" 1Jo1:7. (Coletânea de Ilustrações de Natanael de Barros Almeida, nº 276).
     O versículo escolhido para ilustrar nossa meditação de hoje registra as palavras do anjo a Maria, que viria a ser a mãe de Jesus, quando ele diz: "Você ficará grávida, dará a luz a um filho e porá nele o nome de Jesus". O nome Jesus quer dizer Salvador e indicou a principal função que o Filho de Deus iria realizar aqui na terra, isto é, ser o Salvador de toda a humanidade, salvando-a de todos os pecados.
      Vemos na Bíblia que outros títulos foram atribuídos a Jesus, dentre os quais o de Cristo, que quer dizer Messias,  Ungido, Rei, Filho do Homem, etc., mas sua tarefa primordial foi a de salvar a humanidade do pecado, através de seu sacrifício na cruz.
      Sempre encontraremos pessoas que consideram Jesus um grande Mestre, mas não o admitem como Salvador de seus pecados. Isso ocorre porque muita gente, apesar de reconhecer a santidade do Filho de Deus, não se considera pecadora. Há também aqueles que acreditam que levando uma vida reta e cheias de obras, conseguem a salvação por seu próprio esforço. Mas vemos em Marcos 1:15 que Jesus declarou claramente: "Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho".
      Só obedecendo a essa ordem de Jesus, poderemos fazer com que ele se torne também nosso Salvador. Assim, devemos nos arrepender humildemente de nossos pecados e crermos no sacrifício feito por Ele na cruz, por nós, em nosso lugar. Na cruz, Jesus nos libertou da ira e do castigo de Deus e dos poderes infernais.
      O apóstolo Paulo diz que por ser humilde e obedecer a Deus até a morte,"Deus deu Jesus a mais alta honra a pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas...declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus, o Pai" Fp 2:8-11. Honremos a Jesus e ao seu nome. Louvemos a glória e o poder Daquele que nasceu para nos salvar, Daquele que se ofereceu como cordeiro purificador dos nossos pecados. E toda vez quando estivermos pensando em nosssa transgressões, nos lembremos que a data nos remete à lembrança de que Deus, por seu imenso amor, nos enviou um Salvador, capaz de nos lavar com seu sangue derramado na cruz, capaz de purificar  todos os nossos pecados e transgressões. À Ele, toda honra, toda glória, todo o louvor!
 
Oremos: Graças lhe damos Pai, pois providenciaste um Salvador para nossas vidas. Graças lhe damos, pois através de Jesus temos nossos pecados perdoados e a certeza de uma vida eterna, ao seu lado.
     Senhor Jesus, lhe pedimos que perdoe todos os nossos pecados, erros, omissões e iniquidades e guie-nos pelos caminhos da salvação, mantendo-nos fiéis a seus ensinamentos. E que tudo o que fizermos ou dissermos, o façamos em seu nome e por meio dele agradeçamos a Deus Pai. Amém.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog