PODER DE SERVIR
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Depois disso o diabo levou Jesus para um monte muito alto e lhe mostrou os reinos do mundo e suas grandezas"
Mt 4.8
O diabo até que não é burro. Nas suas tentações a Cristo, ofereceu aquilo que há de mais tentador aos olhos de qualquer um: o poder!
Basta olharmos para os governos ao redor do planeta e logo veremos porquê. Entra governante e sai governante, partidos de direita, de esquerda e centro se alternam e o poder continua sempre o mesmo. Atraente, excitante e, principalmente, corrompedor. Fascinante e envolvente, traiçoeiro e ao mesmo tempo necessário.
Jesus, Filho de Deus, rebate a armadilha do diabo citando que só devemos prestar culto a Deus. Aliás, esta é a única maneira de o poder não corromper. Pelo menos não tanto. Quem governa, quem tem o poder, deve olhar para Cristo que tem todo o poder, mas que não se aproveitou disso para dominar e oprimir. Ao contrário, humilhou-se, tornando-se o maior servo, até a morte- e morte de cruz! Usou seu poder como Filho de Deus não para dominar, mas para servir.
Este é o objetivo também de existirem governos, autoridades e cargos de poder: Usar o poder para servir, NUNCA para se sobressair! Reconhecer esse objetivo e fazer uso desse dom é um privilégio daquele que está nas mãos do Deus Todo Poderoso. Do Deus que nos serve em amor, através de Cristo, não nos deixando cair nas ciladas armadas pela "glória passageira", pela corrupção e pelo fascínio pelo poder, todos embasados em mentiras torpes, manipulação de fatos reais e vontade de mostrar poder e se sobressair. O poder deve ser usado para o bem do próximo. O poder de servir, instituído por Deus, deve ser usado com abnegação e humildade, sem intrometimento nosso na vida alheia e nunca com atitudes tomadas por nós, mas sim por gestos guiados pelas mãos daquele que tem todo o poder e nos ensinou a servir. Qualquer coisa que fuja disso é auto exaltação, vontade de aparecer e vem de gente que pensa que é Deus...Que o Senhor tenha misericórdia! E termino com Deuteronômio 32.25, em que Deus diz: "A mim me pertence a vingança , a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé: porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apresa em chegar". (A Bíblia Anotada, versão Almeida, Revista e Atualizada com introdução, esboço, referências laterais e notas elaboradas por CHARLES CALDWELL RYRIE, Th.D., Ph. D. Tradução Carlos Oswaldo Cardoso Pinto, - São Paulo: Editora Mundo Cristão, 1994. ISBN 85-85670-25-8 encadernada com douração. Printed in Great Britain)
Comentários
Postar um comentário