Caros amigos: ontem, ao cumprimentar uma pastora no ônibus, meu marido foi ignorado por ela, pertencente a uma igreja da qual nos afastamos. Diante disso, de uma pessoa que demonstra total falta de amor e despreparo para ser pastora, vou publicar aqui um texto do Pastor Sidney Lessing, que dá as diretrizes para que alguém que nunca estudou teologia, que nunca aprendeu o que é função pastoral, possa dar um rumo certo em sua vida. Repito: as palavras são do renomado pastor luterano Sidney Lessing e trazem uma verdadeira aula de humildade e caminhos a seguir, para poder "ostentar"o título de "pastora".


    QUEM É O PASTOR?

Pr. Sidney Lessing


"Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso.Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito aos outros".

1 Tm 6.11



            Qual a impressão que você tem dos pastores? Como os enxerga? As respostas a essa pergunta podem ser as mais variadas possíveis.

            O pastor tem os mesmos sentimentos das outras pessoas. Ele também passa por problemas e dificuldades. Ele tem seus gostos. Também está sujeito a falhas e pecados. Também precisa de Jesus para ter o perdão dos pecados. Igualmente precisa lutar contra as armadilhas do diabo e se manter firme na fé. Enfim, o pastor é uma pessoa normal.

            Por outro lado, ele se diferencia porque é um homem de Deus. Essa expressão é usada mais de setenta vezes na Bíblia e refere-se às pessoas que foram escolhidas por Deus para levarem sua mensagem ao povo. Eram uma espécie de porta-vozes de Deus. Entendemos que, descartando os charlatães e embusteiros, os pastores são os homens de Deus que, hoje, têm a dura tarefa, mas bonita, de levar a mensagem de Deus a todas as pessoas.

            Por isso mesmo acabam sendo diferentes. De muitas formas vivem diferentemente da grande maioria das pessoas. Como Paulo recomenda a Timóteo, procuram viver uma vida correta. Por isso são vistos, muitas vezes, como caretas ou "doutor certinho". Também se consagram quase que exclusivamente ao trabalho da igreja. No mundo deles, a igreja é uma grande parte, isso quando não são pastores integrais, cujo mundo  é a igreja. Tudo fazem por ela e para ela.

            Normalmente os pastores são pessoas de grande confiança de Deus e em Deus. Têm uma fé bem fundamentada. Esse não é um privilégio só de pastores. Mas, normalmente, são eles os mais fervorosos. Isso acontece porque têm contato frequente e intenso com a Palavra de Deus. Ao mesmo tempo, a sua fé é testada constantemente. Se escorregam, como a pastora citada, tem que reconhecer o seu erro e endireitar suas veredas.(Observação feita pela pra. Maria Luísa). Assim, com o tempo, essa fé vai se fortalecendo.

            Se você é membro de uma igreja, procure conhecer melhor o seu pastor. Ele é uma pessoa com uma tarefa especia: anunciar a Palavra de Deus. Mas é uma pessoa como qualquer outra. E como normal que é, também precisa de companhia, conselhos, sugestões, palavras de elogio e apoio, críticas honestas e construtivas. Aproxime-se dele. Você poderá ajudá-lo muito e deixar o seu trabalho bem mais fácil e agradável. Mas se ele for rebelde, não aceitar opinião de ninguém e tampouco reconhecer seus erros, saia de onde está! Você caiu no laço do passarinheiro, onde um lobo fantasiado de ovelha, está tentando lhe tragar.

            Senhor, lhe agradeço pelos pastores fiéis, que anunciam a tua Palavra com pureza e honestidade. Abençoa-os na sua missão. Mas também pedimos que todo engodo, toda falsidade, todos aqueles que querem apenas ostentar um título sejam revelados a seus filhos, de forma a poderem se afastar da malignidade que exalam por seus poros. Como diz sua Palavra em Lucas 12.2: " Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido. " Que se cumpra, em nome de Jesus Amém.        




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog