COMUNICAÇÃO PARA QUÊ?
Pra.Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Como é que os outros vão entender o que vocês estão dizendo se a mensagem por meio de línguas estranhas não for clara? Vocês estariam falando para o vento!
1 Co 14.9
O texto bíblico de hoje fala da comunicação do Evangelho, da notícia do perdão gratuito oferecido a todos por Cristo com sua morte e ressureição. Acontece que naquela época, nos arredores de Corinto, estava acontecendo um fenômeno: línguas estranhas eram ouvidas no ar. Pessoas se diziam mensageiras do Espírito Santo e falavam sob um código diferente.
Diante do fato, o apostolo Paulo fez a pergunta de nosso versículo rema de hoje. Seria o mesmo que perguntar a razão da seguinte cena: Uma família brasileira, que só fala português, reunida para assistir na tv a um noticiário todo falado em japonês. De que adianta isso?
Buscando fugir da inutilidade, Paulo alerta que o Evangelho precisa ser compreendido. E no contexto, a melhor forma é o amor. Não há ser humano no mundo que não entenda ou capte o amor. Jesus, o Cristo, quando é apresentado por gestos de solidariedade, de compreensão, de tolerância e de perdão, jamais fica sem efeito. Mas de nada adianta um lindo discurso recheado de palavras e lindas conclusões, se a prática não mostrar uma mudança no bem estar da alma, que só acontece a partir da conscientização de que há perdão dos pecados e de que Deus nos ama e nos serve através de outras pessoas ao nosso redor. Da mesma forma nós amamos e servimos a Deus ao estendermos a mão em ajuda ao que está ao nosso lado.
Ainda hoje há quem pensa a espera o "dom de línguas". Talvez isso possa, de fato, acontecer. No entanto, sábios seremos se ouvirmos o conselho do apóstolo Paulo, preocupado em comunicar com eficácia a mensagem divina. Ela nos lembra que muito mais válido e importante do que uma variedade de dons impressionantes é o amor que se revela, por vezes, em singelos gestos. Que a nossa vida seja uma comunicação efetiva de que Deus é misericordioso e ama a todos.
Oremos: Bondoso Pai, ajuda-nos a aplicarmos nossos dons, que de ti recebemos, da melhor forma e sempre com amor. Amém.
Comentários
Postar um comentário