DESCREVENDO A VIDA ETERNA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Mensagem de 15/11
"E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo".
Jo 17.3
Com certeza você já deve ter se perguntado: "como é o céu?", ou o que é estar na "vida eterna?".Essas perguntas fazem sentido não só pela curiosidade humana, mas também porque há em nós um sonho de estarmos lá. Se prestarmos atenção na Bíblia, não encontraremos uma descrição detalhada de como é a vida no céu. Na verdade, a Bíblia só descreve o que não existe lá. A descrição é feita da seguinte forma: No céu não há dor, nem morte, em briga, nem choro. Talvez isso ocorra porque faltem palavras em nossa língua para expressar com perfeição como é o céu. Não há idioma no mundo que condiga descrever a plenitude da vida eterna. Por isso, para podermos compreender um pouco, Deus nos revela o que não existe lá.
No Evangelho de João, em meio a um diálogo com o Pai, Jesus expressa um desejo muito profundo: quer que todas pessoas recebam a vida eterna. Então Jesus abre um parêntese e explica, de certa forma, o que é essa vida. Ele diz assim em João, capítulo 17, versículo 3 : "E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo".
Vida do céu, então, é conhecer a Deus! Mas você poderia responder que já conhece a Deus. Tudo bem, em parte isso é verdade. Mas há duas formas de conhecer a Deus. O apóstolo Paulo lembra que aqui na Terra conhecemos a Deus como que em espelho, indiretamente. Vemos os reflexos de sua sabedoria na natureza, na biologia fantástica do corpo humano, na imensidão dos astros e em tantos outros detalhes da criação. Vemos também seu amor concretizado na graça do perdão conquistado por Cristo na cruz, no consolo de sua palavra. Mas na vida eterna, sua presença será plena; o veremos diretamente com nossos olhos e sentidos. Conheceremos o Pai, o Filho e o Espírito Santo e estaremos com Deus para todo o sempre. É melhor parar por aqui, pois já estão faltando palavras para tentar antecipar o que significa ver e estar com o Senhor dos céus e da terra para todo o sempre.
OREMOS: Senhor, que o Espírito Santo nos conserve em humildade e arrependimento para que, por meio de Jesus Cristo, sejamos recebidos na sonhada vida eterna. Amém!
Comentários
Postar um comentário