JESUS É A LUZ DO MUDO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"A luz brilha na escuridão, e a escuridão não prevalece contra a luz"
Jo 1.5
Mensagem de 30/12
Numa pequena aldeia todos os moradores estavam preparados para um acontecimento inédito: a iluminação da aldeia pela luz elétrica.Todos saudaram ruidosamente o momento que as lâmpadas se acenderem a iluminaram todas as casas. A alegria era indescritível. No entanto, numa casa, a luz se apagou. Morria seu dono, pai de seis filhos. A viúva e seus filhos não puderam participar da alegria geral. A nova iluminação não tinha o poder de iluminar a profundidade dos seus sofrimentos. Mas houve uma outra luz que o conseguiu. Eram as palavras de Jesus: "Eu sou a luz do mundo".
Ainda que a luz elétrica nos tenha trazido inúmeros benefícios materiais, ela não tem o poder de penetrar nas profundezas de nossa alma e expulsar as trevas nos nossos pecados e aliviar-nos de nossos sofrimentos espirituais. Isso só Jesus pode fazer. Ele disse: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida" Jo 8.12.
Falando em Jesus como sendo luz, o texto do Evangelho de João, capítulo 1º., versículo 5, afirma: "A luz brilha na escuridão, e a escuridão não prevalece contra ela". Escuridão aqui representa tudo oque é contrário a Jesus e à sua palavra, como, por exemplo, os poderes do mal e a natureza pecaminosa do ser humano. A luz de Jesus ninguém pode apagar. Onde a luz de Jesus entra, há plena claridade e ela afugenta não apenas as trevas, mas também as criaturas das trevas. É o que ilustra uma história que diz que um raio de sol penetrou numa caverna escura em que todos tinham medo de entrar por causa dos bichos que nela viviam. O raio de sol, além de clarear o ambiente, afugentou os bichos que fugiam da luz.
Sem Jesus somos iguais àquela gruta, com um coração cheio de pecados e vícios, que odeia a luz. Com ele, porém, o nosso coração é iluminado e a sua luz nos ajuda a afugentar as criaturas do mal. E só a luz de Jesus pode nos aliviar também de nossas aflições, e angustias e proporcionar-nos a alegria da sua salvação.
Está mais do que comprovado, que em termos espirituais, as trevas são o domínio de Satanás. Não é á toa que Jesus chama o diabo de " homicida e assassino( Jo 8.44), pois ele também se aproveita das trevas para manter os seres humanos sob seu regime de terror e desespero espiritual. O diabo, como dizem as Escrituras, procura apenas "roubar, matar e destruir pessoas espiritualmente"(1 Pe 5.8).
Mas o que são trevas espirituais? Ao contrário do que se pode pensar, as trevas espirituais não consistem apenas naqueles cultos que invocam espíritos imundos, mas em toda ignorância da palavra de Deus. É certo que há graus de trevas, mas não há graus entre a luz e a escuridão espiritual. Nesse aspecto, só existe luz e trevas. Onde falta o conhecimento da Palavra de Deus e a fé no Salvador Jesus, ali se está em trevas. A humanidade inteira, portanto, está debaixo das trevas, à exceção daqueles sobre os quais já brilhou a luz de Cristo.
Jesus é a luz do mundo, a luz da vida. Não há outra luz que nos liberte das trevas, senão o Filho de Deus, Jesus Cristo, que ilumina os pecadores no caminho da vida, e que perdoa, salva e redime do poder de Satanás, do pecado, da morte e do inferno.
Siga a Jesus, siga a luz, e você jamais andará nas trevas mas terá luz na vida! Nessa luz, há segurança e vida. Nas trevas só há pavor e morte.
OREMOS: Ilumina, Senhor, a minha vida, liberta-me do poder das foças espirituais do mal e redime a minha vida, para que eu caminhe na tua luz, nesta vida e na eternidade. Habita em claridade conosco, ó Luz de Deus, Jesus. Firmados na verdade, iremos para os céus. Amém!
Comentários
Postar um comentário