EDUCAÇÃO NO LAR

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Agora que estou velho, e os meus cabelos ficaram brancos, não me abandones, ó Deus! Fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a tua força a este povo e aos seus descendentes"

Sl 71.18

Mensagem de 16/12


            Um fato interessante foi apontado por pesquisas sobre o perfil da família brasileira. Estatísticas apontam que hoje, a família brasileira é composta de um casal com filhos, acrescida dos avós que vivem sob o mesmo teto. Isto significa que os idosos têm hoje, no contexto social familiar, um papel importante a desempenhar: cuidar, guardar e educar os netos, tendo em vista a pouca presença dos pais em casa. Como se isto não bastasse, em muitos casos, a sofrida e insignificante aposentadoria que recebem, representa a única renda familiar. É evidente que este quadro contribui para a valorização e auto- estima dos idosos que, desta forma, se sentem incluídos e úteis para suas famílias. Mas é importante acrescentar a esta responsabilidade de educadores domésticos, a súplica do salmista que diz no Salmo 71: "Agora que estou velho, e os meus cabelos  ficaram brancos, não me abandones, ó Deus! Fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a tua força a este povo e aos descendentes". SL 71.18.

            Este faz parte de uma oração feita pelo salmista. Inicialmente ele pede que Deus não o abandone, principalmente agora que seus cabelos ficaram brancos. O profeta Isaías tem, da parte de Deus, este recado: "Cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei" Is 46.4.

            Agora, todos precisamos da ajuda de Deus, para executar a segunda parte de nosso texto: "Fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a tua força a este povo e aos seus descendentes". Cada um é responsável não só pela boa formação moral e intelectual dos seus filhos, mas também é responsável para que os de sua casa conheçam a Jesus Cristo como seu Salvador. Deus precisa de você para esta grandiosa e abençoada tarefa.


OREMOS: Senhor Deus, te agradecemos pelos anos de vida que já nos deste. Continua a nos carregar em teus braços, perdoar nossos pecados e nos conservar na verdadeira fé; Faz de nós instrumentos úteis na propagação do teu evangelho da salvação. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog