QUARTA FEIRA DE CINZAS 

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios." PV 4.23
Mensagem de 22/2

Quarta-Feira de Cinzas

Quarta-Feira de Cinzas é uma data presente no calendário religioso dos católicos, sendo o momento que inaugura a Quaresma, o famoso período de penitências que se estende por 40 dias. Durante a Quarta-Feira de Cinzas, realiza-se uma missa marcada pela prática da imposição de cinzas, na qual os fiéis demonstram a sua devoção.


Significado da Quarta-Feira de Cinzas

         A Quarta-Feira de Cinzas é uma data do calendário religioso católico. Essa data marca o encerramento do Carnaval e o início da Quaresma em diversos locais de tradição religiosa cristã. É tradicional na Igreja Católica Apostólica Romana, que missas sejam realizadas durante esse dia. Algumas igrejas evangélicas também adotam a tradição fazendo cultos de imposição de cinzas.

        Como mencionado, a Quarta-Feira de Cinzas encerra o Carnaval, uma comemoração muito tradicional no Ocidente que foi derivada de celebrações e tradições pagãs. O Carnaval é conhecido como a festa da carne, um momento marcado por muita festa, zombaria, glutonaria, consumo exagerado de carne, sexo sem consequência, consumo de bebidas e, atualmente de muito tóxico, além  de outros prazeres carnais.

        Com o término do Carnaval, inicia-se um período que é absolutamente o oposto de tudo que representa o Carnaval: a Quaresma. Na tradição cristã, a Quaresma é um período de penitência, marcado por jejuns, obras de caridade, leitura da Bíblia e muita oração, ou seja, todo o hedonismo carnavalesco é substituído por uma vida ascética, isto é, voltada para a espiritualidade.

Imposição de cinzas

Uma tradição praticada na Quarta-Feira de Cinzas é a imposição de cinzas, realizada nos fiéis durante a tradicional missa ou culto desse dia. A respeito da Quarta-Feira de Cinzas e dos simbolismos religiosos envolvidos, vale abordar algumas dúvidas comuns.

Qual o significado da imposição de cinzas?

        As cinzas são um símbolo que representa o arrependimento, mas também a mortalidade e fragilidade do homem.

        A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará. A mortalidade do homem é, portanto, mais um indicativo da necessidade dele pela graça de Deus. Além disso, na tradição oriental, as cinzas eram utilizadas como demonstração de arrependimento.

Quando a prática de impor cinzas surgiu?

        Não se sabe com exatidão quando surgiu a prática de impor cinzas nos fiéis, mas acredita-se que foi uma herança dos primórdios da Igreja cristã, conhecida como Igreja Primitiva. Acredita-se também que a prática, provavelmente, consolidou-se durante a Idade Média.

Qual a origem das cinzas?

        As cinzas utilizadas durante a missa de Quarta-Feira de Cinzas são derivadas dos ramos utilizados na missa de Domingo de Ramos do ano anterior. Esses ramos são queimados e as cinzas obtidas são abençoadas com água benta e recebem incenso como aromatizante na Igreja Católica Apostólica Romana. Há alguns tempos que só a misturam com água benta.

Qualquer um pode impor cinzas sobre os fiéis?

        Não. Na tradição religiosa dos cristã, somente os ministros (pastores e padres) podem fazer a imposição de cinzas nos fiéis. Durante a celebração, eles fazem uma cruz na testa dos fiéis com as cinzas misturadas com água benta na Igreja Católica, e com óleo, nos templos evangélicos. Os fiéis presentes na ministração de Quarta-Feira de Cinzas devem estar em observância de jejum.

        Então chegamos à conclusão que a quarta-feira de cinzas serve para lembrar da importância do arrependimento e da dedicação a Deus.

        As cinzas simbolizam a morte ou o luto. Assim como os ramos, que antes eram vivos, se tornaram cinzas, um dia iremos morrer e os nossos corpos irão se decompor em pó. Esse é o destino de todos os seres humanos. Nossa vida atual um dia vai ter um fim. Mas depois, o que acontecerá?

        Na celebração da quarta-feira de cinzas, os cristãos são convidados a refletir sobre sua mortalidade e a importância da salvação. Somente quem é salvo terá a vida eterna, ressuscitando no fim dos tempos. A morte não precisa ser o fim mas, para isso, é preciso arrependimento e fé em Jesus Cristo.

        Diante da morte, as coisas desta vida se tornam insignificantes. A quarta-feira de cinzas serve para voltar a atenção para as coisas eternas, as coisas de Deus. Uma vida de comunhão com Deus e obediência aos seus mandamentos é muito mais proveitosa a longo prazo que uma vida voltada para coisas materiais e transitórias.

A quarta-feira de cinzas e a Bíblia

        Celebrar a quarta-feira de cinzas não é um mandamento da Bíblia, mas pode ser uma oportunidade para lembrar algumas verdades bíblicas.

        Devido ao pecado, todos estamos destinados a morrer (Romanos 6:23). Nosso tempo na terra é curto e a vida passa num instante. Por causa da morte, as coisas desse mundo são transitórias e não podemos colocar nossa confiança nelas, porque falham. Somos tão limitados e vulneráveis e precisamos constantemente lembrar disso, na quaresma bem como em outros períodos do ano.

É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!
Eclesiastes 7:2

        Esclarecido e entendido? Espero ter sido clara e demonstrado que  a unção com cinzas não é obrigatória a ninguém e tampouco a nenhum templo. Mas nos faz pensar sobre nossa vida, dedicação a Deus, salvação e vida eterna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog