RECONCILIAÇÃO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte de seu Filho"

Rm 5.10

Mensagem de 26/2


            Existem coisas difíceis de se entender. É difícil entender como filhos que presenciaram os sacrifícios que seus pais fizeram em seu favor, podem retribuir com ingratidão. Quando olhamos para Deus fica difícil de compreender o seu amor pela humanidade, que sempre teve prazer em desprezá-lo e seguir os seus próprios interesses. Mesmo recebendo ingratidão em troca  do seu amor, Deus envia o seu Filho Jesus Cristo (e mais uma vez chamo a atenção que "Cristo" quer dizer "Ungido", não sendo nome, mas que se incorporou ao nome, como o de "Magdalena"-a que "era a de Magdala"-, se incorporou ao nome de Maria, tornando-a Maria Magdalena e também como o "Batista"- aquele que batiza- se incorporou ao nome de João, tornando-o "João Batista"). Ele envia Jesus ao mundo, para morrer por nossos pecados. Pecados de todos. Nunca existiu nada de nossa parte que o cativasse a vir ao nosso encontro. Foi unicamente o seu amor pelo pecador.

            O caminho que era necessário ser percorrido pelo pecador para ir até Deus e que nunca seria percorrido por causa da nossa incapacidade, Deus o percorreu, e em seu imenso amor se achegou a nós na pessoa de seu Filho. O ponto culminante desta trajetória do Filho de Deus em nosso lugar se dá com a sua morte na cruz. Pelo sangue de Cristo somos absolvidos por Deus, e temos paz com ele- uma paz sem fim.

            Desta maneira, de inimigos de Deus fomos feitos seus amigos. A cruz que foi erguida para Cristo, para puni-lo pelos nossos pecados, hoje se ergue para nos lembrar da paz de Deus. Ele se fez nosso amigo. Somente o maior amigo poderia ter tamanho amor por nós. Especialmente quando nos vemos diante de situações difíceis geradas por nossas frustrações pessoais, conflitos familiares ou injustiças sociais é que experimentamos quanto vale confiar num amigo que tanto nos ama.

            Até aqui Deus nos acompanhou com o seu amor. No futuro podemos ter a certeza de que estará conosco, sempre nos amando, e por fim nos libertará graciosamente da condenação e nos dará a eterna paz nos céus.


OREMOS: Amado Deus, que a cruz do teu Filho se projete sempre sobre a minha vida, para que eu me lembre que o teu amor sempre me acompanha e que nada poderá separar-me dele. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog