A LEI DE DEUS NOS DEIXA SEM SAÍDA 

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"A lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo"

Gl 3.24

Mensagem 31/3


            A Bíblia fala muito em Lei. Existem dois tipos de Lei: a lei cerimonial, que diz respeito a todas as cerimônias que o povo de Deus no Antigo Testamento tinha que cumprir, como por exemplo as vestimentas sacerdotais, as comidas permitidas e proibidas, os dias sagrados, entre tantas outras coisas. Essa Lei foi abolida por Jesus. Não precisamos mais observá-la.

               A outra é a Lei Moral. São os Dez Mandamentos dados por Deus ao seu povo para regulamentar a vida entre pessoas e das pessoas para com o seu Deus. Essa Lei continua válida ainda hoje, e sempre, para todos.

               Mas, se a Bíblia ensina que pessoas não conseguem o perdão e a salvação cumprindo os Mandamentos, então para que servem os Mandamentos? O apóstolo Paulo nos responde dizendo: "A lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo". Aio é o termo que designa a pessoa que toma conta. Nos tempos antigos, um aio tomava conta das crianças de uma família, ensinando-as e cuidando delas, até serem entregues a seus pais. Assim, a atuação do aio sempre era temporária, transitória.

                O apóstolo Paulo diz que a lei é um aio que nos conduz a Cristo. Isto quer dizer que a função da Lei é transitória. Ela existe para nos convencer de que sozinhos não podemos nos salvar, e que precisamos de alguém que nos salve. Quando nos convencemos disso pela Lei, e pela fé nos apegamos a Cristo, revelado no seu Evangelho, cessa a função da Lei. Pela fé em Cristo temos perdão para todos os nossos pecados, e para toda transgressão da Lei que não podemos cumprir. Mas, nem por isso, a Lei de Deus deixou de ser cumprida, pois Cristo, mediante a sua vida santa e pura, cumpriu em nosso lugar toda a lei.

                Alegres com esta notícia, podemos agora olhar para os Mandamentos de Deus como uma fórmula de sermos mais felizes nesta vida e, em especial, como uma norma, pela qual possamos viver de forma mais agradável a Deus, como resposta ao seu grande amor por nós.


OREMOS: Permite, ó Deus, que a tua Lei me convença do meu pecado, para que eu me apegue com mais fé em Cristo, o meu Salvador. Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog