COMO DECIDIMOS O QUE FAZER?
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"As multidões iam se encontrar com João para serem batizadas"
Lc 3.7
Mensagem de 13/3
A cada momento devemos decidir o que fazer. Quando levantamos de manhã, pensamos nos compromissos e nas tarefas que temos para este dia, nas contas a pagar, nas reuniões, nas atividades e nas visitas a fazer. Quando estamos na rua, também pensamos no que devemos fazer ao ver um acidente de carro, pessoas machucadas ou simplesmente gente pedindo ajuda.
"O que devemos fazer?" Esta pergunta está muito bem formulada. Ela não diz o que "podemos" fazer, nem se refere ao "que os outros podem fazer por mim", e também não se refere a uma tarefa individual: "O que eu tenho que fazer?" O povo buscava uma orientação junto a João Batista. Era um povo esquecido da sua religiosidade, carregado de culpa pelos rituais que deixava de cumprir, e ansioso por viver feliz e livre de pecados. Em João Batista encontraram uma importante ajuda: ele era fiel às profecias, não discriminava ninguém, apontava os erros e batizava anunciando o perdão dos pecados. "As multidões iam se encontrar com João para serem batizadas".Lc 3.7
"O que devemos fazer?" Esta é a pergunta que se faz depois de receber o perdão, de ser libertado da culpa e da consciência pesada, depois de provar o gostoso amor de Deus.
Esta pergunta continua sendo feita atualmente. O amor de Deus continua válido para todos. Podemos receber diariamente perdão de todos os nossos erros e equívocos. Podemos experimentar como é bonito, importante e agradável ser filho de Deus. E ainda podemos continuar fazendo a pergunta: "O que devemos fazer?"
João Batista respondeu com clareza a pergunta. Ele não inventou teorias, nem buscou grandes desafios para aquele povo que estava com vontade de ajudar e demonstrar sua alegria. João mostrou a realidade que tinha ao seu redor e disse: "Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem". Lc 3.11
OREMOS: Querido Deus, obrigado pelo privilégio de poder dizer: "O que devemos fazer?" Ajuda-me a olhar para as necessidades das pessoas que estão perto de mim. Amém.
Comentários
Postar um comentário