UMA ESTRANHA PERGUNTA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"O que é a verdade?- perguntou Pilatos"
Jo 18.38
Mensagem de 16/3
Existem muitos tipos de perguntas. Há a pergunta retórica que não exige resposta, há a pergunta inteligente que revela sabedoria, e há a pergunta boba que expressa ignorância.
Mas ainda há um outro tipo de pergunta. É a pergunta cética que expressa incredulidade. Ela geralmente é feita em tom de deboche ou zombaria. Uma pergunta assim nós encontramos no texto bíblico da mensagem de hoje, e foi feita por Pôncio Pilatos: "O que é a verdade?" Jo 18.38.
Jesus estava no palácio do governador Pilatos, onde os judeus o acusavam de querer ser rei. No interrogatório, Jesus confessou que, de fato, ele é Rei, mas não um rei deste mundo, secular, e sim um Rei espiritual. Em seguida, aproveitando a oportunidade, Jesus disse que ele é a verdade vinda dos céus. Pilatos, então, o interrompeu e perguntou: "O que é a verdade?"
Pilatos não estava interessado em conhecer a verdade. Ele era cético e não cria em verdade alguma. Para ele, tudo era relativo. A sua própria vida era uma grande farsa.
Muitas pessoas, como Pilatos, não crêem em nada, mesmo tendo a verdade à sua frente. Não crêem em Deus, embora saibam que em Deus " vivemos, nos movemos e existimos"At 17.28 como já reconheciam os poetas antigos. Não crêem em Jesus, embora os Evangelhos falem dele. Não crêem na vida eterna, embora conheçam as promessas de Deus ao longo de toda Escritura Sagrada.
A verdade existe, mesmo que muitos a queiram negar. Jesus é a Verdade. Jesus é a verdade de Deus. Ele nos fala a respeito de Deus e nos leva para ele. Quem "crê nesta verdade, que é Jesus, tem a vida eterna" cf Jo 3.16.
OREMOS: "Será verdade que Jesus, em meu lugar sofreu na cruz? Será verdade que o Senhor morreu por mim tão pecador? Sim, é verdade, ó pecador; por ti, Jesus o Salvador, baixou à terra. aqui sofreu, em teu lugar na cruz morreu"(Hinário Luterano 79.1,2).Amém!
Comentários
Postar um comentário