VAMOS TIRAR O TALENTO DO LENÇO?
Pra.Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Disse Jesus; 'Eu afirmo a vocês que aquele que tem muito receberá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem tirarão dele' "
Lc 19.26
Mensagem de 26/3
Certo homem partiu para uma terra distante, com a finalidade de ser feito rei e tomar posse de um reino, e depois voltar. Antes de viajar, chamou os seus empregados, deu a cada um uma moeda de ouro e disse: " Vejam o que vocês podem ganhar com esse dinheiro, até a minha volta". Lc 19.13
Depois de tomar posse do reino, o homem voltou e mandou chamar os empregados a quem dera o dinheiro, para saber quanto havia ganho. Um ganhou dez moedas com a que recebera, e foi recompensado dez vezes mais. Outro ganhou cinco moedas, e foi recompensado cinco vezes mais. Mas um terceiro empregado, em vez de aplicar a moeda, a embrulhara num lenço e a escondera. Este homem foi repreendido por causa da sua negligência, e, além de ter sido inútil, teve que devolver a moeda que recebera.
Esta história é uma comparação, e foi contada por Jesus (cf Lc 19.11-27). O homem nobre da história é o próprio Jesus Cristo. Os empregados somos nós, e a moeda de ouro são os dons que Deus nos deu.
Cristo nos deu dons, capacidades e talentos. Ele quer que os usemos a serviço de seu reino aqui na terra. Um dia ele vai voltar, e então ele há de querer saber o que fizemos com os dons que nos deu; Estamos usando os dons a serviço do próximo, da sociedade e da família? Ou estamos deixando-os embrulhados num lenço, sendo negligentes?
"Tira o talento do lenço" é uma ótima lembrança para todos os filhos de Deus. Quem não reparte com os outros o que recebeu de Deus, e quem não usa os seus dons para progresso do Reino de Deus aqui na terra, e para o bem do próximo, corre o risco de perder o que tem, e ser declarado um inútil por Deus.
O maior dom que Deus nos deu é o dom da fé. Compartilhemos esta fé com os outros! E Deus nos promete recompensas aqui, nesta vida. É isso que Cristo diz no final da sua história: "Aquele que tem muito, receberá ainda mais; mas quem não tem, até o pouco que tem tirarão dele".
OREMOS: Senhor, tu nos deste dons. Ajuda-nos para que os usemos corretamente para o bem da tua Igreja e para o bem de nossos semelhantes. Amém!
Comentários
Postar um comentário