ABORDANDO OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Existem diferentes tipos de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons"
1Co 12.4
Mensagem de 17/4
Vemos na Igreja, pessoas que buscam desesperadamente os dons do Espírito Santo. Isso já acontecia há muito tempo atrás e Paulo trata disso na Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 12, versículo 4. Ele viu que lá havia divisões, pois quem recebia um dom se ensoberbecia e passava a se achar espiritualmente superior aos demais, por ter um ou mais dons especiais. Havia naquela igreja muitos dons especiais, mas estes não eram suficientes para evitar que pecados como o orgulho, a vaidade, o egoísmo, deixassem suas marcas. Havia um mau uso dos dons. E também ganância em recebê-los.
O apóstolo tratava do assunto sem negar a existência dos dons na igreja, mas ele não afirmava que esses dons fossem, em si mesmos, prova de uma presença mais forte do Espírito Santo em determinada pessoa. Os dons não devem servir para dividir, mais sim para unir a igreja. Em determinado ponto, o apóstolo Paulo enfatiza: "Existem tipos diferentes de dons espirituais , mas é um só e o mesmo Espírito que dá esses dons" 1.Co 12.4 . É o próprio Deus quem concede os dons.
Nossa preocupação hoje, não pode estar na qualidade e quantidade dos dons. Não é o caráter extraordinário que constitui um dom, mas sua finalidade para a Igreja de Cristo. É por isso que os dons estão sob um propósito fundamental na atuação do Espírito Santo e na vida da Igreja: que Jesus seja confessado como o Senhor. Confessar o nome de Jesus é um dom, é uma dádiva do Espírito Santo. O Santo Espírito de Deus age por meio da palavra de Deus. O Espírito Santo capacita e envia pessoas para falar do Salvador Jesus para que todas as pessoas reconheçam que, nele, os pecados estão perdoados. Todos foram reconciliados com Deus Pai e têm vida eterna graças a Jesus.
Então relembremos e nunca nos esqueçamos que quem nos dá dons espirituais é o Espírito Santo! Por isso eu fico decepcionada, ao ouvir pastores mandando a Igreja falar em línguas! Têm que estar de gozação, uma vez que isso é atributo do Espírito, que vem quando o Espírito este acha necessário, e não quando um pastor, tomando o lugar de Deus, acha que deve mandar que falem em línguas!. Talvez seja por isso que ouvimos tantos irmãozinhos gritando, em obediência ao pastor: " Quebalamacia,chupabalahalls!"(sic!) E tem mais um detalhe: só querem ser agraciados com o dom de línguas e de profecias. E quando não os recebem, inventam! Daí a decepção de tanta gente na Igreja, que acreditou na Palavra de um pseudo profeta e está morrendo à míngua, pois a "revelação" veio de homens e não do Santo Espírito. Porque ninguém quer o dom de piedade? Porque vai fazer a pessoa trabalhar com moradores de rua, gente invisível, abandonada, drogada, esquecida, o invisível à sociedade? Também é um dom do Espírito Santo... Que Deus tenha misericórdia desses enganadores fantasiados de crentes, lobos em ele de cordeiros!
No Novo testamento há 9 dons enumerados:1-Dom de Sabedoria(Tiago 1.5),2-Dom de conhecimento (Colossenses 2.2.3), 3- Dom da Fé (Romanos 10.17), 4- Dom de Cura(Mateus 10,8), 5-Dom de Milagre (Tiago 5.15,16), 6-Dom da Profecia (1 Coríntios 14.1), 7-Dom do discernimento (Efésios 5.8,10), 8-Dom de línguas (Atos 19.6), 9-Dom de interpretação de línguas ( 1 Coríntios 14.26) que se complementa com o dom de línguas do item anterior.
No Antigo Testamento eram 7, a saber:1-Dom de sabedoria (Pv2.6), 2-Dom de entendimento (1 João 5.20), 3-Dom do conselho (Pv 19.20,21), 4-Dom da fortaleza (1 Coríntios 16.13), 5-Dom do conhecimento ( 1Timóteo, 2.3,4), 6-Dom de Temor ao Senhor ( Salmo 111.10), 7-Dom do temor ao Senhor- Piedade-( Pv 9.10). Termino com um versículo que acho que nos leva a refletir em todos os demais:
Ouça conselhos e aceite instruções,
e acabará sendo sábio. Muitos são os planos
no coração do homem,
mas o que prevalece
é o propósito do Senhor.
Provérbios 19:20-21
Que Deus lhes tire as escamas dos olhos e faça que se tornem verdadeiros crentes. A eles, Senhor, mais uma vez lhe peço: Misericórdia! Clemência, Senhor! Seus filhos procuram apenas os dons que lhes dão vantagens, os tornam bem vistos na igreja e não aqueles que engrandecem a seu reino na terra. Abra os olhos desses seus filhos, antes que seja tarde e, tragados pela morte, sejam enviados ao Gueena! Por intermédio de seu Filho Jesus, que lhe imploro isso.Amém!
Comentários
Postar um comentário