INFIDELIDADE:UM GRANDE MAL

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

" Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus?"

Tg 4.4

Mensagem de 26/4



            Um bom relacionamento sempre é fruto de uma atmosfera de reciprocidade. Cedo ou tarde surgem conflitos que podem chegar a minar, ou terminar com uma relação. E isso vale para todas as áreas que envolvam outra pessoa em nossa vida: no posto de  gasolina que vende combustível adulterado, na mercearia que vendo por 1 Kg um total de apenas 890 g, enfim, em toda nossa vida. No entanto, quando se fala de infidelidade, logo pensamos na infidelidade conjugal. Ela é a maior causa de rompimento dos laços afetivos dos casais. Ela vem dos maus desejos dentro de nós.

            Um amor não correspondido muito raramente se sustenta. Na Bíblia, especialmente nos livros proféticos do Antigo Testamento, a  infidelidade matrimonial simboliza a infidelidade a Deus por parte do seu povo. Corresponde à quebra de um compromisso, de uma aliança. A história mostra que, por diversas ocasiões, o povo amado por Deus não o correspondeu, pelo contrário, traiu a Deus, amando outros deuses. Foi infiel.

            O apóstolo Tiago retrata essa realidade, quando, inspirado por Deus, diz em seu livro, no capítulo 4, versículo 4: "Gente infiel, será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus?"

            Ao invés de responder ao grande amor de Deus, muitas pessoas continuam sendo infiéis a ele, amando as coisas do mundo.  E Tiago conclui com uma afirmação categórica: "Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus".

            O relacionamento de Deus para com seu povo sempre foi de amor, dedicação e fidelidade. As suas promessas, acordos, compromissos e alianças, sempre foram cumpridos. Ele é digno de confiança. A confiança não se impõe, se conquista - e isso ele nos mostra quando enviou seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para nos salvar. Tal evidência demonstra seu amor por nós que perdura ainda hoje. Pela fé em Cristo, Deus nos torna seus amigos.


OREMOS: Agradecemos-te, Senhor, pela tua fidelidade e amor por nós pecadores. Que possamos sempre aprender contigo também a sermos fiéis a ti. Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog