FIRMEZA NA FÉ E NO AMOR

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida"

Tg 1.9 

Mensagem de28/5



            Rapidamente concordamos com este ensinamento da Carta de Tiago: O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida". Mas,  a segunda parte do versículo pode nos assustar e até nos fazer discordar. Tiago continua " : ... e quem é rico deve sentir o mesmo quando Deus faz com que piore de vida". Num mundo em que ter mais bens e mais dinheiro parece a meta da nossa vida, é difícil aceitar com contentamento uma piora de vida. 

            A preocupação do apóstolo Tiago não é quanto à questão de ficar rico ou pobre, mas quanto aos resultados disso no nosso relacionamento com o próximo. As diferentes condições sociais não criam superioridade ou inferioridade dentro das comunidades cristãs, porque esses valores não são os que contam diante de Deus. Jamais deveríamos tratar diferentemente quem melhora ou piora de vida financeiramente.

            Agora entendemos o rei Salomão quando, em oração, pede que Deus lhe dê apenas o pão que for necessário para a vida. Ele sabia que se tivesse mais que o necessário poderia se esquecer de Deus- ficar orgulhoso. E, se ficasse pobre, poderia cair em pecado e dar péssimo testemunho da vida cristã cf. Pv 30.7-9. As duas situações estariam criando dificuldades de relacionamento com o próximo.

            O fato de sermos abençoados com bens materiais não deve nos conduzir ao orgulho nem nos afastar de Deus. Da mesma forma, na falta destes bens, não nos tornemos pessoas infelizes e indignadas com o Salvador. Sigamos  a Jesus e, pela sua Palavra, encontremos o equilíbrio para um saudável relacionamento com o próximo e estejamos firmes na nossa fé.

            Jesus não nos promete riqueza nem pobreza. Ele nos promete a salvação eterna pela fé nele. Esta não depende do que temos ou não temos. Por isso, em Jesus, não há instabilidade.


OREMOS: Ensina-me Senhor, no relacionamento com meu próximo e na minha fé, a lidar com os bens materiais ou a falta deles. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog