AMAR SEM OLHAR A QUEM
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
" Falem e vivam como pessoas que serão julgadas pela lei que nos dá a liberdade"
Tg 2.12
Mensagem de 19/7
Neste trecho da sua carta, Tiago nos apresenta a verdade de que o amor ao próximo deve ser um dos alvos do cristão. e deve ser exercido a todas as pessoas. É preciso "amar sem olhar a quem..."
A fé no Salvador Jesus não admite discriminação ou a valorização de uma pessoa pelo que ela possui e aparenta. Aquele que busca cumprir a lei de Deus precisa ter a consciência de que o amor ao próximo não está condicionado ao exterior. O apóstolo admoesta um agir que condiz com a vontade de Deus e cita o mandamento do amor: " Ame aos outros como você ama a você mesmo" Lv 19.18.
No momento em que demonstrando atitudes de desprezo para outras pessoas, na verdade, estamos pecando contra toda a toda a lei de Deus, pois seus preceitos estão interligados como uma corrente. "Porque quem quebra um só dos mandamentos da lei é culpado de quebrar todos" Tg 2.10. O fracasso de um só ponto da lei é o fracasso diante de toda lei e o fracasso diante de Deus.
" Falem e vivam como pessoas que serão julgadas pela lei que nos dá liberdade". O cristão é chamado a falar e agir baseado na lei da liberdade, isto é, influenciado e orientado pelo evangelho que o libertou das trevas, e pela misericórdia e amor com que foi atingido e conquistado por Cristo.
Portanto, ser cristão, viver a fé, exercitar o amor e Deus e aos outros não é algo estático. E, diante de uma realidade de conflitos e desigualdades sociais em que vivemos, os desafios são enormes. Porém, nada de esmorecer. Ao contrário, reconhecidos e gratos pelo amor com que Cristo nos amou, perdoou e salvou, esforcemo-nos para fazer em favor do semelhante aquilo que está ao nosso alcance. Se nos faltam condições materiais para tanto, pelo menos lembremo-nos de orar e interceder a Deus pelo próximo , e em especial, pelos menos favorecidos.
OREMOS: Ó Deus, perdoa a nossa falta de amor e ajuda-nos a suprir as necessidades do semelhante na medida do possível. Amém!
Comentários
Postar um comentário