A GANÂNCIA DOS CURANDEIROS E A COMPAIXÃO DE JESUS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Dia 16 publiquei aqui uma meditação sobre benzedeiras. Algumas pessoas, que não conhecem a Bíblia, ou relapsas ao lê-la, rebateram minha meditação, dizendo que as benzedeiras e curandeiros(já acrescentaram mais um!) fazem seus rituais em nome de Jesus. Vamos aqui, explicar nesta meditação, onde reside a diferença, Leia, aprenda e confira na Bíblia.
" E veio uma mulher possessa de um espírito de enfermidade. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: 'Mulher, estás livre da tua enfermidade" e impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus"
Lc 13. 11-13
Mensagem de 22/8
Jesus curou muitos enfermos, mas não era um curandeiro, não viva de curandeirismo e não recebia dinheiro nem bens materiais para curar. Essa é uma diferença importante a se notar entre Jesus e o curandeirismo que hoje que se pratica em nome de Jesus. Existem muitas formas de curandeirismo, a maioria envolvendo rituais de magia ligados à doutrina das trevas. No entanto, temos que ressaltar que também existe o curandeirismo que se reveste de aparência cristã, mas em vez de ser movido pela compaixão de Jesus, é movido por ganância de dinheiro. Jesus adverte severamente contra esses falsos mestres( 1 Tm 4; 2 Pedro 2, Mt 24.11; e principalmente em MT 24.24, onde está escrito:
"porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.")
Fica então a pergunta: Podem os que se tornam cristãos recorrer corretamente ao curandeirismo ou à macumba para se curar de seus padecimentos?A resposta a esta pergunta depende da fonte de tais “curas” e do que a Bíblia diz sobre elas. Tudo revolve em torno da questão de se a pessoa dá devoção exclusiva ao verdadeiro Deus ou não — se divide esta devoção com outros “deuses” ou não. Pois, o Deus da Bíblia diz: “Eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva.” —Dt 5.9. Se houver mais que um Deus, pule fora!
Mas analisemos outro detalhe: a de que Jesus curou de fato. Em várias situações ele não precisou sequer impor as mãos para que a cura acontecesse e pessoas fossem curadas. E tem mais: Ele não só curou de enfermidades emocionais, mas também restabeleceu a saúde e restaurou deficiências orgânicas como a da mulher de nosso texto rema. Ela andava encurvada, seus ossos e músculos tinham se atrofiado e Jesus os restaurou e ela passou a andar normalmente, dando glórias a Deus. Jesus não fazia show como muitos fazem hoje. Jesus fazia caridade. As enfermidades físicas que Jesus curou foram cegueira, surdez, paralisia, deformações, lepra, loucura. Jesus também restabeleceu( ressuscitou) a vida da filha de Jairo, do filho da viúva de Naim e de Lázaro de Betânia. E tudo de graça, por amor.
E gostaria de lembrar-lhes que Jesus cura ainda hoje, não onde se faz show, mas onde há compaixão e amor. Cristãos que visitam e oram pelos enfermos realizam verdadeiras curas em nome de Jesus. Mas seguem tranquilos o seu caminho, sem nada pedirem. Como minha amiga Cristina, que além de advogada e psicóloga, é capelã voluntária(NÃO GANHA NADA) no Hospital A.C. Camargo(vulgo Hospital do Câncer) e na Beneficência Portuguesa. Ela ora por doentes, passando de quarto em quarto daqueles que aceitam suas orações. Não vive disso! Essa atividade voluntária, ela faz em cumprimento ao que Jesus mandou:" Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei."Jo.15. O que move essas pessoas não é a ganância, mas o amor e a compaixão de Jesus. Também há na Igreja, os que receberam de Deus o dom de realizarem curas e milagres, mas na Babel de curandeiros e exploradores da fé, é difícil ver o trigo no meio de tanto joio. Melhor é cada cristão buscar a Deus em oração em seu favor e de outros do que se deixar guiar por cegos rumo ao abismo. Porque diz a Escritura: " A oração da fé salvará o enfermo" Tg 5.15. Com isso coloco uma pedra sobre esse assunto. Está explicado, esmiuçado e explanado de forma de fácil entendimento. Chega de João de Deus e outros! Preciso dizer mais alguma coisa?
Comentários
Postar um comentário