A ORIGEM DA VIOLÊNCIA ESTÁ NO PECADO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


" De dentro do coração, é que vêm os maus pensamentos, que levam às coisas imorais: os roubos, os crimes, o adultério, a avareza, as maldades, o orgulho, a falta de juízo"

Mc 7.21, 22

Mensagem de 17/8


            O que leva o marido a bater na esposa? O que faz os filhos maltratarem os pais? Ou os pais agredirem aos filhos? Seriam a pobreza e a miséria? Seria o estresse do dia a dia? Sem dúvida, tudo isso contribui para que, cada vez mais, as pessoas  se irritem e se disponham a iniciar uma briga. Com tantos problemas parece que a casa é o lugar ideal para explodir.

            Na questão da violência não podemos esquecer que sua causa básica é o pecado. Jesus disse que "de dentro do coração" é que vem toda sorte de desvios de comportamento geradores de violência. Ela é fruto do pecado que está em nós. Por natureza, estamos predispostos a prejudicar o outro, a tirar o que é do outro, a falar mal do outro, a bater no outro. No entanto, a sociedade e principalmente a Lei de Deus, nos ensinam que isso não é bom, e que não é permitido fazer. Mas, quando estamos muito cansados e agitados, esquecemos as normas da sociedade e da Lei e, por qualquer motivo, deixamos extravasar a nossa agressividade, e passamos a ofender, machucar e prejudicar quem estiver mais perto de nós.

            Foi assim que aconteceu com Adão e Eva depois que desobedeceram à vontade de Deus e se tornaram pecadores. A primeira coisa que Adão fez, foi colocar a culpa da desobediência em Eva, a sua mulher. Mais adiante, por ciúme, Caim matou Abel. Ou seja, a violência não é fruto da sociedade. Ela é, isso sim, reflexo do interior das pessoas.

            Isso significa que a violência não terá fim enquanto permanecermos pecadores. Significa, ainda, que não adianta apenas eliminar as causas sociais da violência. É preciso ir mais fundo. É preciso mudar o coração das pessoas, já que é lá que reside a sua principal causa.


OREMOS: Ó Deus, vivemos num mundo violento. Pedimos que nos defenda para que não sejamos nem vítimas e nem agentes da violência. Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog