FINAL FELIZ

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos- o ser humano Cristo Jesus, que deu sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos"

1 Tm 2.5,6

Mensagem de 15/8


            Existe uma história muito famosa contada pelo autor grego Sófocles chamada Édipo Rei. Nessa história, o personagem principal, o rei Édipo, mata o próprio pai e casa com sua mãe, Jocasta. Ele faz tudo sem saber que eram seus pais. e algum tempo depois ele descobre a verdade. Para piorar, Jocasta, ao tomar conhecimento de tudo, comete suicídio e então, Édipo, usando alfinetes de ouro da roupa de Jocasta, fura seus próprios olhos e é expulso da cidade. É uma verdadeira tragédia grega.

            O interessante é notar que Édipo sente remorso, culpa, mesmo tendo feito tudo isso sem saber quem eram seu pai e sua mãe. Esse é um exemplo terrível da experiência humana com o pecado. Ao irmos contra a vontade de Deus, sentimos culpa, mesmo sem compreendermos direito a situação. Muitas vezes tentamos esconder esse sentimento. Alguns dizem que até que o pecado e a culpa são uma invenção da igreja. No entanto, pessoas que não são cristãs também sentem culpa.

            A culpa traz o medo. Medo de castigo. "Se há um Deus por aí", pensamos, " e ele é meu criador, então, ele sabe que pequei. E se eu errei, esse Deus não vai querer estar junto de mim. Estou abandonado..."

            Na tragédia de Sófocles, Édipo acaba totalmente abandonado. E a nossa tragédia, como acaba? Deus põe um final feliz e um reinício. Ele quer nos unir novamente a ele para não acabarmos afundados em nossas culpas e pecados. E quem é que pode nos unir de novo a Deus? O versículo de hoje dá a resposta:" O ser  humano Jesus Cristo, que deu sua vida para que todos fiquem livres de seus pecados".

            Era preciso que alguém pagasse a nossa culpa. Jesus fez isso ao morrer, ao entregar sua vida. Com sua morte em nosso lugar, estamos livres dos nossos pecados! A tragédia da separação de Deus acaba e podemos, através de Jesus, estarmos certos de um final feliz, de um reinício, de uma nova vida. E por isso prova que Deus quer estar conosco, para nos salvar, nos dar verdadeira liberdade e paz. Sem culpas, sem medo, sem mais tragédias.


Oremos: Deus , tu és tão bom! Livra-me da tragédia de estar longe de ti, fazendo com que eu me lembre todos os dias do que Jesus fez por mim. Por Jesus, seu Filho Amado, Amém.


            

 

Comentários