FINAL FELIZ

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos- o ser humano Cristo Jesus, que deu sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos"

1 Tm 2.5,6

Mensagem de 15/8


            Existe uma história muito famosa contada pelo autor grego Sófocles chamada Édipo Rei. Nessa história, o personagem principal, o rei Édipo, mata o próprio pai e casa com sua mãe, Jocasta. Ele faz tudo sem saber que eram seus pais. e algum tempo depois ele descobre a verdade. Para piorar, Jocasta, ao tomar conhecimento de tudo, comete suicídio e então, Édipo, usando alfinetes de ouro da roupa de Jocasta, fura seus próprios olhos e é expulso da cidade. É uma verdadeira tragédia grega.

            O interessante é notar que Édipo sente remorso, culpa, mesmo tendo feito tudo isso sem saber quem eram seu pai e sua mãe. Esse é um exemplo terrível da experiência humana com o pecado. Ao irmos contra a vontade de Deus, sentimos culpa, mesmo sem compreendermos direito a situação. Muitas vezes tentamos esconder esse sentimento. Alguns dizem que até que o pecado e a culpa são uma invenção da igreja. No entanto, pessoas que não são cristãs também sentem culpa.

            A culpa traz o medo. Medo de castigo. "Se há um Deus por aí", pensamos, " e ele é meu criador, então, ele sabe que pequei. E se eu errei, esse Deus não vai querer estar junto de mim. Estou abandonado..."

            Na tragédia de Sófocles, Édipo acaba totalmente abandonado. E a nossa tragédia, como acaba? Deus põe um final feliz e um reinício. Ele quer nos unir novamente a ele para não acabarmos afundados em nossas culpas e pecados. E quem é que pode nos unir de novo a Deus? O versículo de hoje dá a resposta:" O ser  humano Jesus Cristo, que deu sua vida para que todos fiquem livres de seus pecados".

            Era preciso que alguém pagasse a nossa culpa. Jesus fez isso ao morrer, ao entregar sua vida. Com sua morte em nosso lugar, estamos livres dos nossos pecados! A tragédia da separação de Deus acaba e podemos, através de Jesus, estarmos certos de um final feliz, de um reinício, de uma nova vida. E por isso prova que Deus quer estar conosco, para nos salvar, nos dar verdadeira liberdade e paz. Sem culpas, sem medo, sem mais tragédias.


Oremos: Deus , tu és tão bom! Livra-me da tragédia de estar longe de ti, fazendo com que eu me lembre todos os dias do que Jesus fez por mim. Por Jesus, seu Filho Amado, Amém.


            

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog