JUVENTUDE E VELHICE
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão"
Sl 37:25
" Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer"
Ec 12:1
Mensagem de 30/8
Li muitas vezes o Salmo 37. Mas outro dia, ao lê-lo de novo, me chamou a atenção a afirmação de Davi no verso 25a; "Fui moço e agora sou velho...". E fiquei pensando na juventude de nosso tempo. Você já reparou como são comprometidos com vícios? E os encarcerados? São jovens que debandam para a violência, o assalto, o tráfico e tantas outras coisas erradas, que só os fazem envelhecer. Mas o que impressiona é o que Davi diz na segunda parte do versículo: " Nunca vi o justo desamparado..." Ele quis ressaltar aqui a fidelidade de Deus.
Li também uma vez que o General McArthur estava, em 1945, num congresso de jovens e em seu discurso disse: "A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o apego ao conforto. Não é por termos vivido certo número de anos que envelhecemos. Envelhecemos porque abandonamos nosso ideal. Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta: e depois? Que desafia os acontecimentos e encontra a alegria na vida. És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti. Tão velho quanto o teu desânimo. E se um dia o teu coração for atacado perlo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus, então se compadeça da tua alma de velho".
Veja bem: ser jovem é, antes de mais nada, um estado de espírito calcado na Fé! Mesmo na nossa igreja, temos exemplos vivos disso. Me emocionei muito quando , certa vez um pastor chamou à frente aqueles que queriam ir para o campo missionário a a primeira pessoa a ser levantar e ajoelhar foi a dona Cléa, com seus quase 90 anos! Ela é velha? Não! Tem fé e isso mantém seu espírito jovem, cheio de ideais!
Deus promete-nos fidelidade, se observarmos seus preceitos. A Bíblia está cheia de declarações de sua fidelidade ( 1 Co 1:9; 1 Co 10:13; 2 Co 1:18; 2Ts 3:3, 1Jo 1:9; Hb10:23). Promete-nos uma vida com fardos leves; promete-nos amparo constante; promete-nos prosperidade e paz. Enfim, promete-nos um lugar ao lado de no céu. Porque então desanimarmos? Porque deixarmos fraquejar nossa fé? Porque deixar-nos enganar com promessas de bens materiais que não poderemos levar ao túmulo?
Pense nisso. A falta de fé, o jugo de um vício, a cobiça pela riqueza, a falta de confiança em nosso Salvador, corroem sua vida. E aí você envelhece. Não apenas fisicamente. Mas envelhece por dentro, envelhece de alma e espírito.
Ainda está em tempo de mudar. Mire-se no exemplo da dona Cléa. Deixe que a juventude exploda dentro de você, pela obra do Espírito Santo. Mantenha sua fé viva, lembrando-se sempre de que você será tão velho, quanto a sua descrença!
Oremos: Senhor Pai, firma-me na sua Palavra, para que eu mantenha sempre dentro de mim a chama do Espírito Santo. Dá-me um coração puro, uma vida livre de tentações, um caminhar guiado por seus estatutos, de forma que eu possa sentir a genuína alegria. Faz com que a minha juventude se prolongue até o fim de meus dias, dando-me sempre novos sonhos e ideais. Ajuda-me , cada vez mais, a firmar-me no exemplo de Jesus Cristo, de forma que tenha e mantenha uma conduta irrepreensível, adequada aos filhos de Deus! Afasta de mim todo pecado e iniquidade e ajuda-me a manter a salvação. Eu lhe peço isso, em nome de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!
Comentários
Postar um comentário