VERDADES E MENTIRAS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Por isso, não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão ou irmã na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo"
Ef 4.25
Mensagem de 23/9
Uma radical transformação aconteceria se deixasse de existir uma coisa bem simples: a mentira. No entanto, por causa do pecado e da corrupção dentro do ser humano, isso não é possível. Temos que ser realistas. Enquanto estivermos no mundo, a mentira vai reinar. Por outro lado, se ao menos aqueles que confessam a fé cristã procurarem lutar por uma postura afinada com a verdade, muita coisa já poderia ser diferente. É o que o apóstolo lembra quando diz: "Por isso, não mintam mais.".
Mas porque o trecho destacado começa com "por isso" que indica uma ideia conclusiva? Em razão do que estava sendo dito antes. Paulo falava que o conhecimento e a fé em Jesus mudam muitas coisas. Sem Cristo no coração, a pessoa é escrava do pecado. Mas, se agora, em arrependimento e fé nos tornamos pessoas ligadas a Deus, temos perdão e forças para vencermos o pecado. A liberdade sobre a culpa nos é dada.
A verdade sempre precisa estar na lista das nossas prioridades, mesmo sabendo que ela, muitas vezes, dói, pois pode nos humilhar. Mas é o começo de uma mudança. Enquanto a mentira estiver marcando presença e nos dominando, o Espírito Santo não chega. Deus jamais abençoa um coração onde a falsidade habita constantemente, onde a verdade não é admitida e todos se deixam enganar conscientemente por algo falso.
Por último, o fato é que a caminhada na estrada da verdade começa com o primeiro passo, talvez o mais duro de todos, mas parte da grande verdade: somos pecadores merecedores do castigo eterno. Não adianta querer ignorar ou esquecer isso. Por outro lado, admitindo essa verdade essencial, o Espírito Santo irrompe com outra doce verdade: o perdão nos é oferecido de forma completa e pronta pela graça divina através da fé em Jesus. Falemos e nos consolemos com essa verdade.
OREMOS: Senhor, examina o meu coração e perdoa os meus pecados. Por Jesus, amém!
Comentários
Postar um comentário