APOIADOS NO SENHOR

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio 


"Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência"

Pv 3.5



            É possível razão e fé andarem juntas? Essa pergunta ecoa por toda história do ser humano. Como entender a alma? Existe alma? Afinal, não conseguimos vê-la. Como compreender a ideia de que existe um Deus? Bem, não conseguimos ver a Deus também. Será que realmente existe um Deus? Assim a razão busca argumentos que possam ser experimentados, que possam ser sentidos: que demonstrem concretamente uma verdade. E a fé? A fé apenas confia. É por isso que Deus nos diz no Livro de Provérbios, capítulo 3, versículo 5: "Confie  no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência."

            Quando nos apoiamos em nossa própria inteligência colhemos duas coisas orgulho e decepção; um depois do outro. Orgulho por acharmos que realmente poderemos, por nossa própria razão, resolver todos os problemas da nossa vida- até os espirituais. E, no final de contas, nos tornamos deuses de nós mesmos. E a decepção aparece quando um dia a nossa inteligência entra em choque com os mistérios da criação do mundo e do seu futuro e com a história da humanidade. E a razão se escandaliza. Nos damos conta de que não há certezas sobre muitos assuntos.

            Deus propõe algo mais simples. "Confie  no Senhor de todo o coração". Deus não está dizendo que a sua razão vai concordar com tudo. Nem está afirmando que as suas dívidas e angústias vão desaparecer em instantes. Deus simplesmente diz: "Confie em mim. Eu vou mostrar a você a Verdade". E então Deus envia um Salvador, Jesus Cristo. E é em Jesus que vamos encontrar a resposta certa para nossos medos mais profundos.

            Deus também nos diz que as coisas do seu reino são loucura para os que nele creem. É nessa loucura que Deus nos chama a entrar: a loucura da fé em Cristo. Essa "loucura" para a nossa razão oferece às pessoas algo que a nossa inteligência desconhece: alegria eterna.


OREMOS: Amado Deus, não permitas que eu me apoie em minha inteligência para buscar respostas que já estão em Jesus Cristo. Que o meu coração fique cheio de confiança nas tuas promessas. Por Jesus. Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog