Dando continuidade à abordagem dos "Cinco Solas" de Lutero, vamos falar hoje sobre SOLA FIDE. Sola Fide (Somente a Fé): este princípio afirma que o homem é justificado única e exclusivamente pela fé, sem o acréscimo das obras do mérito humano e, por meio dele, a tradição reformada é sustentada.
SOLA FIDE
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda".
Gl 2.16
Mensagem de 15/12
SOMENTE PELA FÉ
É comum encontrarmos pessoas fazendo alguma boa ação e dizendo que estão guardando o seu lugar no céu, como se Deus recebesse regras de um jogo em que quanto mais ações a pessoa fizer, maiores as chances de conseguir um lugar melhor junto a Deus.
Nossa vida não é um jogo e tampouco somos peças de um tabuleiro, mas Deus nos deu vida para usufruirmos tudo o que ele nos dá, em plena liberdade. Isto naturalmente nos leva a viver com mais tranquilidade, com um coração bondoso, sendo solidários com os outros, fazendo o bem sem nos darmos conta disso. Isso significa que, com a fé, há algo dentro de nós que nos impulsiona a viver para Deus e a nos sentirmos em paz: É o Espírito Santo.
Deus nos dá a fé. Uma palavra tão pequena, mas com um significado enorme porque, além de nos dar tranquilidade aqui, nos aponta para a outra vida que começa quando morremos. E é exatamente porque confiamos em Deus que podemos sonhar com a eternidade. Isto Ele o faz por sua bondade e misericórdia. Nós não merecemos.
Se observarmos dentro de nós, vamos encontrar muitas coisas erradas e, mesmo que queiramos nos esconder, a nossa consciência, que não está amortecida, nos mostra o erro e a necessidade de buscarmos o perdão de Deus.
Sim, somente Deus pode nos perdoar e purificar de todos os pecados. Não precisamos fazer nada, porque Jesus já fez tudo por nós. Esta obra de Deus em nós limpa o caminho e nos dá a oportunidade para vivermos na expectativa da vida eterna. O amanhã pertence a Deus. Mas se há este reconhecimento hoje, então, sem dúvida alguma podemos viver uma vida com Deus, alegres, agradecidos por tudo o que ele tem feito por nós. Com o perdão de Cristo, Deus nos declara inocentes. Isto é uma grande bênção. Que Ele nos conserve assim até o fim.
OREMOS: Querido Jesus, obrigado porque, mesmo não merecendo nada de ti, tu me amas e me perdoas. Amém.
Comentários
Postar um comentário