MARIA, A ESCOLHIDA POR DEUS: DA
TRAGÉDIA À ALEGRIA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador"
Lc 1.47
Mensagem de 23/12
Na aula de direção, o instrutor disse:
-Se você está dirigindo o caminhão numa subida, seu companheiro está dormindo no banco ao lado. Atrás de você há uma fila de caminhões. Quase no topo da subida, um caminhão que está atrás começa a ultrapassar e emparelha com você. Então você percebe que outro caminhão vem em sentido contrário. O que você faz?
Um aluno respondeu: "Eu acordaria o meu companheiro".
-"Ué, por quê?"
- " Porque ele nunca viu uma batida de caminhões como essa!"
Há pessoas que simplesmente desistem diante de uma situação difícil. Esperam apenas pela batida, pelo desastre, para depois verem o que conseguem recuperar. Maria poderia ter sido uma dessas pessoas. Estava grávida "misteriosamente", carregando o desafio de ser mãe de Jesus, com um noivo a enfrentar, uma sociedade a maldizê-la... Imaginem a rejeição da sociedade daquela época! É, ela tinha muitos problemas pela frente...
No entanto, Maria tem uma atitude inesperada! Com humildade de serva, ela se coloca nas mãos de Deus . E é até capaz de cantar (e seu cântico recebe o nome de Magnificat ou Canto de Maria), dizendo que está alegre. O Evangelho de Lucas, capítulo 1º, versículo 47, relata seu cântico: "A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador". De uma certa forma ela estava dizendo: "Não importa o que aconteça, não importa o que virá, eu sei que ele sempre sabe o caminho que vou pisar".
Da mesma forma, nós não precisamos esperar até a batida enquanto há forças e chances de se evitar a tragédia. Não precisamos simplesmente nos conformar e aceitar. As expectativas humanas nunca esgotam os recursos de Deus. Ele já fez coisas tão impossíveis como o que aconteceu com Maria. É certo que pode fazer na sua vida também.
E o Natal é o tempo de lembrar de um menino que, por meio da sua tragédia na cruz, nos dá novas forças e alternativas para não batermos de frente, e sim encontrarmos soluções e seguirmos viagem com ele como companheiro ao nosso lado. E sem dormir. Afinal, como diz o Salmo 121. 4-8, "⁴ É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. ⁵ O Senhor é quem guarda você; o Senhor é a sombra à sua direita.⁶ De dia não lhe fará mal o sol, nem de noite, a lua.⁷ O Senhor guardará você de todo mal; guardará a sua alma. ⁸ O Senhor guardará a sua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre."
OREMOS: Senhor Jesus, ajuda-nos nos momentos de tensão para que em ti eu tenha clareza e orientação. Amém.
Comentários
Postar um comentário