O NOME DE JESUS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Você ficará grávida, dará a luz e um filho e porá nele o nome de Jesus"
Lc 1.31
Mensagem de 24/12
Certa vez o reformador Martinho Lutero sonhou que se encontrava perante Deus, no dia do Juízo Final. Estava também presente Satanás, a fim se acusá-lo. Quando os livros foram abertos, o inimigo apontou muitos e muitos pecados, dos quais ele era de fato culpado. O coração dele se afundou em desespero.
Então ele se lembrou da cruz e, virando-se para o Diabo, o esmagou com estas palavras: "O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos limpa de todo o pecado" 1 Jo 1.7(Coletânea de ilustrações de Natanael de Barros Almeida, nº 276).
O texto bíblico de hoje registra as palavras do anjo a Maria, que seria mãe de Jesus: "Você ficará grávida, dará a luz e um filho e porá nele o nome de Jesus". Quando o anjo falou a Maria que deveria por em seu Filho o nome de Jesus, que quer dizer Salvador, indicou com esse nome a função principal que ele iria realizar, isto é, ser o Salvador da humanidade e salvar o seu povo dos pecados deles. A Escritura ainda atribui outros títulos a Jesus, como Cristo (que quer dizer Ungido), Rei, Filho do Homem (por sua encarnação), etc., mas sua tarefa fundamental era salvar a humanidade do pecado mediante seu sacrifício por nós na cruz.
Sempre houve e ainda hoje há aqueles que consideram Jesus um grande Mestre. Alguns até admitem que triunfou sobre os poderes das trevas, mas não o admitem como seu Salvador dos pecados, ou por não se considerarem pecadores, ou por quererem salvar-se por intermédio de seus próprios esforços. No entanto, Jesus declarou claramente: "Arrependam-se dos seus pecados e creiam no Evangelho". Mc 1.15.
Só assim Jesus pode se tornar também o nosso Salvador, se humildemente arrependidos dos nossos pecados cremos no perdão que ele nos conquistou com sua morte de cruz em nosso lugar. Por meio dela também nos libertou da ira e do castigo de Deus e dos poderes infernais.
Por Jesus ser humilde e obedecer a Deus até a morte de cruz, diz o apóstolo Paulo em Filipenses 2.8-11, "Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas...declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus, o Pai".
OREMOS: Senhor Jesus, ajuda para que também nós em tudo o que fizermos ou dissermos, o façamos em seu nome e por meio dele agradeçamos a Deus, o Pai. Amém.
Comentários
Postar um comentário