SOLUS CHRISTUS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Dando seguimento aos "Cinco Solas" de Martinho Lutero, estudamos hoje o "Solus Christus". Esta afirmação surgiu por causa dos sacerdotes, que se achavam autoridades e se impunham como tal, chegando ao máximo de dizer quem ia para o céu e quem ia para o inferno. Surgiu então, como forma de reação dos protestantes contra a igreja católica secularizada e contra os sacerdotes que afirmavam ter uma posição especial e serem mediadores da graça e do perdão por meio dos sacramentos que ministravam, inclusive da cobrança de indulgências. A reforma defendeu que tal mediação entre o homem e Deus é feita somente por Cristo, único capaz de salvar a humanidade e o tema central da reforma protestante.
SOMENTE POR CRISTO
Mensagem de 17/12
Solus Christus, (às vezes usado na sua forma ablativa Solo Christo), é um dos cinco solas propostos no século XX para retratar os ideais protestantes que resumiriam as crenças fundamentais do cristianismo. Solus Christus é o ensino de que Cristo é o único mediador entre Deus e o homem, e que não há salvação por meio de nenhum outro.
Conceito
Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". Embora os reformadores não utilizassem esse, termo, o teólogo neo-ortodoxo Emil Brunner ao comentar o sistema teológico de Karl Barth acrescentou Christus solus aos outros "solas". Os protestantes rejeitam os dogmas relativos ao papa como representante de Cristo e chefe da Igreja sobre a terra, rejeitam o conceito de mérito por obras e a ideia católica de um tesouro vindouro por causa das boas obras. Teólogos protestantes acreditam que a salvação pelas obras é uma negação do sacrifício de Cristo pela salvação de todos os que crerem na sua Palavra, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.
Tal conceito de que a salvação possa ser concedida pelas obras é refutado pelo próprio Código de Direito Canônico e pelo Catecismo da Igreja Católica , visto que a forma interpretativa dos Protestantes é deliberadamente equivocada. Porém ambos concordam, que as obras devem ser praticadas com o dom da fé e do amor, de acordo com as Escrituras Bíblicas pelo apóstolo S.Tiago 2:14-26 e que tais atos de caridade realizados separadamente não garantem atitudes de um cristianismo genuíno, e que por consequência prejudicaria a Salvação em Cristo.
A Interpretação Protestante de Solus Christus, ou "apenas Cristo", exclui a classe sacerdotal como necessária para os sacramentos e qualquer outros mediadores entre Deus e o homem. Consequentemente, este princípio rejeita o sacerdotalismo, a crença de que não há sacramentos na igreja sem os serviços de padres ordenados por sucessão apostólica. Tal interpretação viola a função dos ministros de Deus devidamente organizados por Cristo como podemos ler na carta de 1 Coríntios 12. 28-31 escrita pelo Apóstolo São Paulo que diz:
Sem Cristo, nada podemos fazer; nele, podemos fazer todas as coisas (João 15:5; Filipenses 4:13). Somente Cristo pode trazer salvação. Paulo deixa claro em Romanos 1-2 que, embora haja uma auto manifestação de Deus além da sua obra salvadora em Cristo, nenhuma porção de teologia natural pode unir Deus e o homem. A união com Cristo é o único caminho da salvação e nisso, Católicos e Protestantes se concordam. Cristo é profeta, Cristo é sacerdote e Cristo é rei!
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