ODRES NOVOS PARA VINHO NOVO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos!"
Lc 5.37
Mensagem de 2/01
Odres! EStá aí uma palavra estranha que também aponta para um hábito estranho para nós ocidentais do século XXI. Os odres, nos tempos antigos, eram feitos de peles de ovelhas ou de cordeiros. Esta pele é macia e muito forte, de sorte que serve bem para conter o vinho novo que fermenta. Esses odres, no entanto, só podiam ser usados durante um ano. Na safra do ano seguinte, a pele já estava ressequida e endurecida, e, por isso, os odres se tornavam impróprios para serem reutilizados com vinho novo.
O emprego que Jesus fez desta figura dos odres, é muito ilustrativa para este começo de ano. Esta é uma ocasião muito apropriada para desprezarmos os odres velhos, isto é, os erros, os fracassos e os pecados que nos envolveram no ano que passou. O novo ano que começou ontem é uma ótima oportunidade para iniciarmos uma nova vida. Podemos parafrasear Jesus e, em vez de dizer "Vinho novo em odres novos", dizer "vida nova no ano novo".
Como foi seu ano de 2023? Quais foram os erros que você não quer repetir? Quais os relacionamentos errados que você quer corrigir? Como foi o seu comportamento? Foi sempre cordial ou muitas vezes agressivo? Como foi a devoção para com Deus que você precisa renovar?
Neste início de ano, pense nessas coisas, e tente estabelecer novos alvos, e novas metas para a sua vida, para os seus relacionamentos e para a sua devoção para com Deus Tire tempo para renovar a sua fé e o seu amor para com Deus. Proponha-se fazer o melhor uso possível das bênçãos que Deus lhe está oferecendo, ao abrir-lhe a porta de um novo ano.
OREMOS: Bondoso Deus Eterno, eu te agradeço pelo ano que passou, e pela perspectiva de viver um ano novo. Permita que cada momento deste novo ano te seja dedicado, a fim de que o teu nome seja sempre mais divulgado entre os povos. Por amor de Jesus, teu Filho, meu Senhor e Salvador. Amém.
Comentários
Postar um comentário