PORQUE DAR O DÍZIMO?
Outro dia, numa igreja em que fui pregar, um irmão me arguiu porque tinha que dar o dízimo. Argumentou que se Deus é dono de todo ouro e toda prata, ele é rico e não precisa do dinheiro dos fiéis. E complementou me dizendo que ia querer ser pastor, para receber muitos dízimos e ter um “salarião”...Fiquei estarrecida!
Há dois pontos a se esclarecer aqui: primeiro, que ser pastor não é profissão. É chamado de Deus! Vejam, o pastor de vocês luta, trabalha no mundo secular! E o segundo é que nas igrejas mais tradicionais, normalmente os pastores trabalham em sistema de dedicação integral e aí, na vida desses pastores há de se obedecer I Coríntios 9:13,14, que diz:
“Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados, do próprio templo se alimentam; e quem serve ao altar, do altar tira seu sustento?(13)
Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o Evangelho, que vivam do evangelho(14).
Então reparem, pastores que vivem exclusivamente para a obra, que não é o caso da maioria dos pastores, devem ser sustentados pela obra. É bíblico e todo aquele que se convence de dúvida sobre isso, está abrindo brechas para Satanás. São pessoas que tem que estudar a Bíblia mais um pouquinho...Mas uma vez esclarecida essa questão, vamos ver porque dizimar?
-Primeiro, porque é uma ordenança do Senhor. Já em Gn 14.20( o primeiro livro da Bíblia!!!!!), vemos Abraão dizimando dos despojos da batalha.
-Segundo, porque o dízimo é uma semente. No mundo espiritual há a Lei da Semeadura, do plantar e do colher, instituída por Deus desde os primórdios dos tempos. Em Gn 1:11(Reparem! No primeiro livro da Bíblia, em seu primeiro capítulo!) nós já vemos Deus estabelecendo essa lei. Esse texto diz:
“Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez”
Essa lei opera tanto positiva como negativamente em nossas vidas. Tudo o que fazemos são sementes:
-palavras
-pensamentos
-atitudes
-dinheiro
Vem daí os ditos populares: “A palavra lançada tem poder”; “Quem semeia ventos colhe tempestades”; “A mente é a oficina do diabo”; “Quem pouco dá, pouco recebe” e muitos outros. Então, se plantamos coisas boas, colhemos coisas boas! O contrário também é verdadeiro: se plantamos coisas ruins, colhemos coisas ruins...
E reparem que a Bíblia diz que o fruto vai produzir segundo a sua espécie. Então, se você quer colher caju, não adianta plantar banana! Não vai...E se quer colher dinheiro, tem que plantar dinheiro! Só recebemos de acordo com a semente que plantamos! Então aprenda uma coisa para a sua vida financeira: na ânsia de ser a gostosona, a bem vestida da igreja, de ter o terno mais alinhado, você acaba comendo a sua semente. E não vai adiantar plantar relacionamento com o gerente do banco, socorro com o agiota, empréstimo com o cunhado, que vai dar errado! Você só recebe, colhe, de acordo com o que planta! Então, NÃO COMA A SUA SEMENTE! Tem gente que compra carro bonitão, compra produtos importados com o dinheiro do dízimo. Está contrariando o princípio da semeadura. Está colhendo bens materiais com o que é de Deus! Aliás, quando Malaquias 3:8 diz que roubam ao Senhor, está se referindo a isso: todo o dinheiro e tudo o que há no mundo, até nossos filhos, são de Deus! Ele nos empresta por um tempo, enquanto vivemos aqui na terra. Se pagamos as coisas que Ele nos emprestou e compramos coisas para nosso bel prazer, estamos abrindo não uma brecha, mas um rombo para Satanás agir em nossas vidas. E ele ataca!
Vamos ver como ele age?
Satanás nos ataca basicamente através da ação de 4 poderosos demônios: o cortador, o migrador, o destruidor e o devorador.
CORTADOR- O cortador é aquele que impede que a bênção chegue às suas mãos. É o cara que desfaz aquele negócio em que até já deu sinal e está praticamente concluído; que corta a bolsa de estudos do seu filho; que ceifa a promoção que já estava certa para o começo do ano e por aí afora.
MIGRADOR- Este faz você migrar, mudar de rota, ir para caminhos equivocados. É o demônio que faz com que você peça demissão daquele emprego de 17 anos, para tentar abrir um comércio com aquele seu amigo que acabou de voltar da Austrália, cheio de ideias diferentes na cabeça. E você vai e dá com os burros n’água...e ainda fica desempregado, com família para sustentar.
DESTRUIDOR- age principalmente na sua vida pessoal. Ele aniquila seu casamento, faz com que você aceite aquele suborno que vira um escândalo e acaba com a sua promissora carreira, ele vicia seu filho, destrói seus sonhos...É o demônio que tira os projetos do seu coração, colocando na sua mente a certeza de que você não vai conseguir mesmo...que é melhor deixar esse travado desse moleque sair de casa, do que tentar recuperá-lo, não tem mais jeito mesmo...
DEVORADOR- Por fim temos esse demônio que corrói, devora o fruto da sua vide. E o que é a vide? É o seu trabalho, sua atividade de sustento. Ele faz com que seu dinheiro não dê NUNCA! Sobra mês no fim do salario. O dinheiro escorre pelos vãos dos seus dedos. Você planeja tudo direitinho, mas aparece aquele imprevisto: gasto com doenças e remédios, carro que quebra, obra de emergência na sua casa, livros para a escola do filho, arrecadação extra do condomínio para conserto do elevador que pifou... E aí, você usa o dinheiro do dízimo para essas coisas...
Em Joel 2.25, 26, 27 Deus nos dá a certeza que por sua graça, amor e misericórdia, ele repreenderá os três primeiros demônios que citamos: o migrador, o cortador e o destruidor. Diz lá:
E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
Mas e o devorador? Esse, meus amigos, em toda a Bíblia só aparece repreendido em Malaquias 3.10.11. E de que forma? Através dos dízimos e das ofertas! É o único texto que fala da repreensão desse demônio, dizendo:
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.”
Portanto, se você quer uma vida financeira equilibrada, tem que plantar dinheiro na casa de Deus. E semear de acordo com o que quer colher. Se você plantar UMA semente de café, terá um pé de café...Mas se plantar muitas sementes, terá um cafezal. Não se esqueçam que em 2 Cor 9:6 está escrito:
“E afirmo : aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância ceifará”
E que os irmãos também se lembrem que há um tempo para plantar e tempo para colher. Muitos irmãos dizimam hoje e acham que vão receber a colheita amanhã. Você conhece alguma semente que frutifique no dia seguinte ao do plantio? Mas preste atenção: a colheita só virá se você não arrancar ou comer a semente...Em Eclesiastes 3.1, 2, a Bíblia nos diz que:
“Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Há tempo de nascer, tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que plantou”
Agora que você entendeu esses esclarecimentos, se você quiser fazer parte dessa Igreja gloriosa, mais ainda: se está sendo chamado a viver não pelas circunstâncias, mas pela fé e obediência à Palavra de Deus, que institui a Lei da semeadura, que lhe mostra como agem os 4 demônios e como repreendê-los de sua vida, eu convido você a pegar um envelope e colocar nele a sua oferta, sua contribuição para que o Reino de Deus possa se expandir e refulgir sobre a terra. Não perca essa oportunidade. E que Deus o abençoe fartamente!
Comentários
Postar um comentário